Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Violência
É difícil acreditar que uma criança possa ser tão fria a ponto de matar sua própria família ("Para polícia, menino de 13 anos matou a família e se suicidou", "Cotidiano", ontem). Vizinhos afirmaram nunca ter ouvido brigas ou ameaças, disseram que o menino era um doce.
Esse caso ainda está longe de ser solucionado. Só nos resta esperar que a justiça seja feita.
NICOLE AGUIRRE (Curitiba, PR)

Cartel do metrô
A investigação a respeito de cartel em licitações do metrô em São Paulo sob os governos do PSDB vem comprovar a completa inutilidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que a tudo assiste com o imobilismo de sempre. Para que servem os deputados paulistas?
CHICO REZENDE (São Carlos, SP)

Inflação
A presidente afirmou que a inflação está em queda e sob controle. Dilma está com a síndrome do ministro Guido Mantega, de dar declarações sobre base nenhuma? Um mês de IPCA não quer dizer nada disso.
RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

Corrupção
Em se confirmando essas últimas denúncias de corrupção, significa que estamos num mato sem cachorro. Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Não sabemos para onde ir e qual caminho seguir. Tanto à direita como à esquerda esses caminhos estão cercados por gaivotas famintas ocupando fatias do poder. Isso não pode continuar: temos de reagir. A sociedade tem de se juntar ao recente furor juvenil de junho passado e colocar o bloco na rua, antes que a vaca atole na lama imunda do brejo.
MANOEL ANTUNES (São José do Rio Preto, SP)

Democracia
A alternância no poder é o oxigênio da democracia. Depois de mais de dez anos, tanto o PT (no governo federal) como o PSDB (no governo paulista) confirmam o seguinte ditado: o uso do cachimbo deforma a boca.
EVALDO GÂNDARA BARCELLOS (Santa Rita do Passa Quatro, SP)

Ética no Senado
Concordo plenamente com as razões do senador Lobão Filho em retirar a "ética" do projeto do novo código de conduta do Senado. Ética é mesmo coisa muito relativa. Por exemplo: o que é ética para o cidadão honesto, é piada para os senadores.
LUCIANO N. MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

Congresso
Orçamento impositivo é uma segunda deformação do Congresso. Por quê? A primeira deformação é a emenda individual de cada parlamentar. Trata-se de um financiamento público objetivo e não declarado de reeleição. Caso houvesse uma reforma política consistente, os partidos, e não os parlamentares, se ocupariam das benfeitorias na região. A ação individual vai gerar, além de custos elevados para o contribuinte, maus serviços, oportunismo eleitoral e corrupção.
ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

Educação
A jornalista Érica Fraga ("Dilemas da educação", "Opinião", ontem) e alguns colunistas da Folha têm abraçado a tese de que "dinheiro não faz diferença" na qualidade da educação. Seria interessante comparar a mensalidade que se paga em uma escola privada com o gasto por aluno da escola pública. O valor é, no mínimo, três vezes maior.
Eric Hanushek, o pesquisador citado pela jornalista, estuda basicamente os países ricos, cujos gastos por aluno são, em média, cinco vezes maiores que os do Brasil. Hanushek admite que o professor é o grande fator de diferença na qualidade, mas afirma que seu salário não faz diferença. Dá para acreditar?
JOSÉ MARCELINO DE REZENDE PINTO, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - Fineduca (Ribeirão Preto, SP)

-

Enfim, uma abordagem adequada dos problemas que rondam a educação no Brasil. No texto "Dilemas da educação", a jornalista Érica Fraga indica, com objetividade, o quê e como fazer. Basta de gastos excessivos sob o rótulo de formação continuada de professores. Na prática, a necessidade é outra.
O uso da pesquisa do ilustre professor Hanushek, acertadíssima, oferece receita pobre, mas eficaz: cadeiras, mesas, giz e biblioteca, tendo, na liderança da sala, professor que conheça o saber que transmite.
JOSÉ ANTONIO CARLOS DAVID CHAGAS (Rio Claro, SP)

Correios
Em relação à reportagem "Transporte de encomendas vira alvo de disputa" ("Mercado", ontem), os Correios esclarecem que sua liderança no mercado concorrencial de encomendas deve-se à capilaridade da empresa, presente em todos os municípios do Brasil, e à eficiência de seus serviços, comprovada por inúmeras pesquisas nacionais e internacionais. A atuação dos Correios é guiada pela legislação brasileira e por decisão do STF de 2009, no julgamento que ratificou que tipos de objetos são de entrega exclusiva dos Correios, pacificando os entendimentos sobre a questão.
THELMA YEDA R. KAI DA SILVA, gerente de representação institucional dos Correios (Brasília, DF)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página