Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Legislativo

Senado adia decisão sobre o projeto que elimina voto secreto

DE BRASÍLIA - O Senado adiou ontem a votação da PEC (proposta de emenda constitucional) que torna abertas todas as votações do Congresso.

Com a resistência de diversos senadores à abertura total das votações, a proposta voltou para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado para a análise de três emendas apresentadas à PEC.

Duas emendas dos senadores Lobão Filho (PMDB-MA) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) mudam a PEC para que as votações abertas ocorram só nas cassações de mandatos dos congressistas, mantendo sigilosas as análises de vetos presidenciais e de autoridades indicadas pelo Executivo. Outra emenda, de Romero Jucá (PMDB-RR), abre os votos nos casos de cassações e vetos.

A comissão tem 30 dias para analisar as emendas, mas o relator da PEC, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), prometeu apresentar seu relatório na próxima quarta-feira. No relatório, Souza defende a aprovação da proposta que acaba com o voto secreto em todas as matérias do Legislativo. A expectativa é que a comissão vote as emendas na semana que vem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página