Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Anac investigará Cid Gomes por prejudicar voos para ver Dilma

DE SALVADOR

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu investigação sobre uma conduta do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que levou à interdição da pista do aeroporto de Salvador por cinco minutos e obrigou um avião a arremeter e outro a abortar seu procedimento de pouso.

O episódio aconteceu às 13h17 da última sexta-feira, quando Cid desembarcou de um jato fretado para participar de evento com a presidente Dilma Rousseff na Bahia.

Segundo a Anac, dois passageiros deixaram o modelo Cessna Citation, prefixo PR-JAP, da empresa TAF (Táxi Aéreo Fortaleza), vindo do Ceará, sem esperar o taxiamento e a parada da aeronave.

A Infraero confirma que um deles era o governador, que saiu andando pela pista em direção à Base Aérea de Salvador, onde estava Dilma e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).

O caso foi relevado na edição de ontem do jornal "O Globo". Um funcionário do local ouvido pela Folha diz que Cid estava apressado para saudar a presidente.

Os dois voos prejudicados pelo "tráfego de pessoas" foram da Avianca (vindo de Guarulhos) e da Gol (Recife).

Caso seja caracterizada a irregularidade do procedimento, a TAF e o comandante do avião executivo poderão sofrer punições como multa, suspensão e até cassação de seus certificados.

O Código Brasileiro de Aeronáutica proíbe a "execução de serviço aéreo de forma a comprometer a ordem ou a segurança pública, ou com violação de norma de segurança dos transportes".

Procurada, a empresa informou que o assunto está sendo tratado pelo governo do Ceará. "Foi um ato isolado dele [Cid]", acrescentou a empresa, via assessoria.

O piloto do Cessna ainda não foi ouvido pela empresa.

Procurado por meio da assessoria do governo do Ceará, Cid não se manifestou ontem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página