Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saiba mais

Projeto prevê semáforos inteligentes

DE RIBEIRÃO PRETO

Entre as novidades previstas no projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade em Ribeirão Preto estão a implantação dos chamados semáforos inteligentes e de um sistema por GPS que permitirá aos usuários acompanhar o trajeto dos ônibus por meio do telefone celular.

De acordo com o superintendente da Transerp, William Latuf, os semáforos serão instalados em pontos estratégicos do município e autoprogramáveis.

Isso significa que os equipamentos, que vão custar R$ 24 milhões, farão a contagem automática de veículos --por foto ou raio laser-- e poderão reprogramar o sistema conforme as necessidades do trânsito.

Hoje, essas mudanças podem ser feitas apenas de forma manual.

Os semáforos inteligentes também vão dar prioridade aos ônibus.

NO CELULAR

Segundo Latuf, a Transerp também está desenvolvendo um sistema que permitirá ao usuário acompanhar por meio de seu celular onde está o ônibus que ele espera. O acompanhamento é feito por satélite, via GPS.

"Um aplicativo instalado no telefone vai fazer uma estimativa de quanto tempo o veículo vai demorar para chegar no ponto. Assim, é possível saber o horário quase exato, trazendo confiabilidade, otimizando tempo e deixando a pessoa satisfeita."

No mesmo pacote, as bicicletas também terão papel importante para desafogar o trânsito de Ribeirão. Está prevista a construção de 30 quilômetros de ciclovias, que vão consumir R$ 9,6 milhões. Hoje, a cidade não tem nem 8 km destinados para a circulação das bikes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página