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Ribeirão

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Literatura do anonimato

Quase desconhecido, escritor de Ribeirão que estreou na literatura aos 76 anos já ganhou elogios de críticos importantes; também artista plástico, tem cerca de 200 quadros em sua casa

LUIS FERNANDO WILTEMBURG COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

A recepção na casa de Annibal Augusto Gama já denota a erudição do anfitrião. A sala tem uma TV de tela grande que se perde em meio a centenas de livros e dezenas de quadros dele próprio.

Volumes e mais volumes se multiplicam nas estantes das salas de visita e de jantar.

Aos poucos, os livros começam a se empilhar na mesa de centro, à medida que são exibidos, aos poucos, pelo dono da casa, um senhor elegante, de cabeça e fala afiadas, com quase 89 anos --a serem completados em dezembro. São cerca de 5.000 em sua biblioteca, dos quais mais de 3.000 são literatura e o restante, da área jurídica.

Promotor aposentado com atuação importante em Ribeirão, Annibal é também escritor com sete livros publicados pela editora Funpec e artista plástico --embora não se considere um-- com cerca de 200 quadros pintados.

Também ilustra os próprios livros e outros, de amigos que lhe pedem o favor.

Em sua produção literária há romances, contos e poesias. Ainda tem, diz, pelo menos 30 outros livros prontos para serem publicados. Em breve, deve publicar o romance "Damião Damião".

O homem modesto, de conversa deliciosa, quase sempre com um cigarro nos dedos --fuma dois maços por dia--, já recebeu, pelos poucos livros que publicou, elogios em análises literárias feitas por críticos consagrados.

Um dos apreciadores é o escritor e crítico Affonso Romano de Sant'Anna, convidados da Feira do Livro de Ribeirão neste ano.

"Gama é um caso raro na literatura brasileira, porque começou tarde e nasceu pronto." De acordo com o crítico, em geral as pessoas começam a publicar ainda jovens, "quebrando a cara". Alguns se arrependem e, na maturidade, renegam sua obra.

"É uma pessoa que tem a consciência do que está fazendo, tanto na poesia, que é muito significativa, como nos contos", diz Sant'Anna.

Outros grandes veículos de comunicação foram além nos louros. Crítica de "O Estado de S. Paulo" escreveu que ele "mereceria estar entre os maiores nomes de nossa poesia do [fim do] século 20".

FORA DOS HOLOFOTES

Ainda assim, Gama segue praticamente no anonimato, que ele justifica com a falta do hábito de leitura do brasileiro e distribuição de livros deficitária pelas editoras.

Dos outros 30 prontos, pretende publicar mais algum? "Ah, não. Não vale a pena, ninguém lê", lamenta.

A opinião diverge da do neto. Eduardo Gama, 35, planeja o lançamento de "Damião Damião". Quer cuidar da diagramação à divulgação e logística, até em Curitiba.

Também gostaria de publicar outros títulos arquivados do avô, com quem mora, como o "Manual para Pentear Macacos" e o "Manual para Dirigir no Trânsito". Segundo Eduardo, são títulos divertidos e gostosos de ler. "Ideais para uma viagem."

NOVELISTA PRECOCE

A vasta obra de Gama foi acumulada durante toda a vida. O primeiro publicado, "Manual para Aprendiz de Fantasma", só saiu em 2001. Mas o primeiro que ele escreveu, recorda, data de quando tinha oito ou nove anos.

Foi um romance policial de cerca de 200 páginas, escritas a mão e à luz de lampião. Chamava-se "Vítimas de Satã" e se passava em Londres.

As novelas policiais, aliás, trazidas pelo pai à fazenda Rio Branco, em Rifaina, onde moravam, inspiraram o interesse do menino. Mais tarde, estudando em Franca, começa a publicar textos na imprensa local. E a paixão pelas letras nunca mais acabou --hoje é colunista do jornal de Ribeirão "A Cidade".

Gama estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, em São Paulo. Como promotor, atuou em São Paulo e mais dez cidades da região, para onde resolveu se mudar.

"A Promotoria me deu oportunidade de conhecer muita gente, muitos tipos engraçados e outros, esquisitos", recorda. Ainda assim, diz que a inspiração não vem dos casos investigados pelo Ministério Público do Estado. Surge de qualquer coisa. Até uma simples palavra pode acender a imaginação.

Sua carreira profissional rendeu destaque no documentário "Texto & Testa", do também promotor Marcelo Pedroso Goulart.

Como leitor, idolatra, no Brasil, Machado de Assis e Eça de Queiroz. Do exterior, prefere os ingleses e franceses.

Seu interesse pelas artes plásticas surgiu quando estudava em São Paulo. A influência mais forte em seus traços são de Di Cavalcanti, com quem conviveu. "Era um tremendo gozador", afirma.

Brinca ao dizer que começou a pintar por necessidade, porque ia a exposições de arte e não tinha dinheiro para adquirir as obras. "Imagine se eu tivesse comprado um ou dois quadros do Di [Cavalcanti]. Imagina o quanto valeriam hoje?"

SENTIDO DA VIDA

Os quadros, assim como sua biblioteca, cobrem as paredes dos corredores e de seu escritório, na parte superior da casa. Nas pinturas, fica evidente seu primeiro grande amor, Jaçanan Silva Gama, a Nanãn. Os dois começaram a namorar quando ele tinha 18 anos. Casaram-se antes de ele concluir a faculdade. Só se separaram há seis anos, quando ela morreu.

Os quadros retratam a passagem dos anos da companheira. "A mulher é a família. Quando ela morre, a família se dispersa."

Annibal confessa que está "sem rumo" até hoje, depois da morte da mulher com quem viveu 70 anos.

"A vida perdeu o sentido para mim", afirma, com os olhos discretamente marejados, ao lembrar da mulher. A saudade provocada pela distância é amainada pela religiosidade. Católico, crê que a vida continua após a morte.

"Essa questão de crer ou não crer em Deus é insolúvel. Todos têm seus momentos de dúvida. Mas, pensar que morreu, acabou, é um absurdo", diz, mais exaltado. "Que sentido teria a vida? Posso pensar que minha mulher acabou?", questiona, novamente com o choro contido.

Depois, mais tranquilo, segurando o copo de uísque que toma todos os finais de tarde, fala com desenvoltura sobre autores, a necessidade de educação e dos políticos brasileiros --"não gosto de nenhum deles".

Em tom jocoso, mas com brilho nos olhos, se diz com vontade de lançar um jornal de oposição --"contra tudo".


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