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Exemplo, cidade belga abandona tarifa zero

Porta-voz do MPL citou projeto para justificar proposta de catraca livre; sistema funcionou em Hasselt por 16 anos

A partir de 2014, passagem custará 0,5 euro (R$ 1,43), metade do valor cobrado em municípios vizinhos

BERNARDO MELLO FRANCO ENVIADO ESPECIAL A HASSELT (BÉLGICA)

A cidade do interior da Bélgica citada por dirigentes do MPL (Movimento Passe Livre) como exemplo a ser seguido no Brasil vai voltar a cobrar pelas viagens de ônibus.

Com pouco mais de 70 mil habitantes, Hasselt (que fica a 90 km de Bruxelas) inovou em 1997 ao anunciar que o transporte público passaria a ser de graça para todos.

A cidade foi mencionada por Lucas Monteiro, um dos porta-vozes do MPL, no programa Roda Viva, da TV Cultura, no último dia 17.

Ele também citou cidades nos EUA e na China onde os ônibus seriam gratuitos. "Então não é uma coisa que não acontece em lugar nenhum do mundo", concluiu Monteiro.

O sistema funcionou em Hasselt com sucesso por 16 anos, mas será abandonado no início de 2014. A decisão é consequência da crise que tem obrigado a zona do euro a apertar suas finanças.

A ideia de abolir as catracas foi lançada pelo então prefeito Steve Stevaert.

O projeto logo ganhou amplo apoio popular. Como a província de Limburgo já subsidiava 75% dos bilhetes, a prefeitura de Hasselt só precisou entrar com os 25% restantes para abolir a cobrança.

"Foi um sucesso. Rapidamente virou uma marca registrada da cidade", conta Maarten De Schepper, técnico de mobilidade do município.

A gratuidade mudou os hábitos da população. No primeiro ano, o número de viagens de ônibus saltou de 360 mil para 1,5 milhão, um aumento de 316%. Em 2012, chegou a 4,5 milhões.

FIM DE FESTA

O sistema parecia ir de vento em popa, mas os custos para os cofres públicos aumentaram para 2 milhões de euros anuais (R$ 5,7 milhões), equivalente a 1% do Orçamento.

Com a crise na zona do euro, as prefeituras foram obrigadas a cortar despesas. Enquanto cidades vizinhas demitiam funcionários, Hasselt optou, em abril, pelo fim do transporte público gratuito.

A tarifa custará 0,5 euro (R$ 1,43), metade do valor cobrado em municípios vizinhos. De graça, só viajarão idosos e menores de 18 anos.


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