Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ovos e esqueletos de crocodilos e dinos estão preservados

Há 90 milhões de anos, a região era uma variante mais árida do Pantanal; Monte Alto tem fóssil de saurópode

Museus de Arqueologia de Araraquara e o de Ciência de São Carlos têm pegadas em exposição ao público

REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO CARLOS

Dezenas de milhões de anos depois de as pegadas de Araraquara terem ficado gravadas no paleodeserto da região, condições ambientais menos inclementes permitiram que fósseis "de corpo" --ovos e esqueletos de animais como dinossauros, tartarugas e crocodilos primitivos-- ficassem preservados no interior paulista.

Há aproximadamente 90 milhões de anos, no final do período Cretáceo, a região era uma variante mais árida do Pantanal: depois de períodos de seca prolongada, grandes enchentes sazonais transformavam o lugar numa zona alagada, repleta de lagoas temporárias e deltas de rios.

BATISMO

Perto de Monte Alto, por exemplo, esses períodos de bonança permitiram a preservação de fósseis de saurópodes --nome pelo qual são conhecidos os maiores de todos os dinossauros, herbívoros de pescoço comprido e de cabeça diminuta.

Entre os predadores, destacavam-se grandes crocodilos com pernas relativamente compridas e eretas, acostumados à vida em terra firme, e não nos rios.

Um desses crocodilos adaptados ao ambiente terrestre foi batizado em homenagem a Monte Alto: trata-se do Montealtosuchus arrudacamposi, cuja descoberta veio a público em 2008.

O animal media 1,7 metro e ganhou seu nome de espécie em reconhecimento a Antônio Celso de Arruda Campos, pioneiro da prospecção de fósseis na região.

ONDE VER

Alguns dos exemplos mais bonitos das pegadas podem ser vistos em museus existentes na região.

Interessados de Araraquara encontram as peças no Mapa (Museu de Arqueologia e Paleontologia) da cidade, na rua Voluntários da Pátria, esquina com a avenida Portugal (centro).

Já em São Carlos, elas estão expostas no Museu de Ciência Professor Mário Tolentino (praça Coronel Sales, s/nº, centro).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página