Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Administração retira proteção de via para prova da Stock Car

Especialista diz que há risco; prefeitura afirma que proteção voltará após corrida

DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto retirou nesta semana parte das defensas à beira do córrego da avenida Maurílio Biagi. Os blocos de concreto serviam de proteção para evitar que veículos caíssem no Retiro Saudoso, que passa entre as duas pistas.

Especialista consultado afirma que a retirada das barreiras representa riscos de seguranças aos motoristas que trafegam pelo trecho.

Nos últimos quatro meses, ao menos sete carros caíram em outros córregos da cidade. Um motorista morreu, em maio, ao cair com o veículo no córrego da via Norte.

A prefeitura diz que as barreiras foram retiradas para serem utilizadas apenas no circuito da Stock Car, prova de automobilismo que ocorre no final de semana.

A Secretaria de Obras Públicas, segundo a assessoria, afirmou que colocar na avenida as barreiras foi uma solução provisória e que há o projeto de construir muretas de contenção nos córregos.

Especialistas em trânsito criticam a medida. "É como retirar um semáforo da cidade para usar na largada da Stock Car", afirma o advogado especialista em legislação de trânsito Adhemar Gomes Padrão Neto, presidente da Associação Brasileira para Segurança Veicular.

Ele diz que o código de trânsito manda que trechos de vias sem os devidos itens de segurança sejam interditados.

Para o especialista em transportes e professor da USP José Bernardes Felex, sempre que houver áreas de risco a pista deve receber barreiras de proteção. "O responsável pela via é responsável pela segurança de quem por ali trafega", diz Felex.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página