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Ribeirão

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Especialistas recomendam cautela em novo negócio

DE RIBEIRÃO PRETO

Por ser uma ideia nova, ainda não consolidada no mercado, especialistas recomendam cautela para quem pretende investir em franquias como a da Pão To Go.

Isto porque um dos atrativos das franquias é poder investir num negócio em que parâmetros como o capital inicial, a taxa, o tempo de retorno do investimento e o lucro médio já foram testados e podem ser conhecidos com certa segurança.

No caso da Pão To Go, há apenas uma loja em funcionamento, aberta há pouco mais de um mês. Ainda assim, especialistas dizem que a ideia parece ser um bom negócio.

"Quem está comprando esta franquia está apostando na ideia junto com seu idealizador", diz o consultor do Sebrae Walmir Belo. "Mas é uma boa ideia, dependendo do perfil do cliente e da cidade. Para grandes cidades seria sem dúvida um bom negócio", afirma.

"É preciso um mínimo de dois anos em operação própria para dar segurança a quem for investir", afirma o vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Gustavo Schifino.

Tom Ricetti, criador da Pão To Go, diz que o investimento inicial para abrir uma loja é de R$ 150 mil, incluindo R$ 30 mil da taxa de franquia, a compra do terreno, a construção da loja e o capital de giro inicial. Isso para uma unidade no interior. Nas capitais, o valor é maior por causa do preço do terreno.

O empresário estima que a taxa de retorno do investimento é de 12 a 30 meses e que, com uma receita média mensal de R$ 50 mil, a loja dê uma taxa de lucro de 20%.

Franquias devem ser abertas até o fim deste mês, segundo Ricetti, em seis cidades do interior, incluindo Ribeirão Preto. Ricetti também abrirá seis lojas, com investimento próprio, em São Paulo. "O negócio tem todas as características de uma cidade grande, com maior número de automóveis", diz Bello.


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