Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Exposição traz réplicas de esculturas de povos que viveram nas Américas

DE RIBEIRÃO PRETO

Deparar-se em Ribeirão Preto com uma pirâmide de cinco metros semelhante à estrutura dos maias no México ou ver de perto a reprodução de um calendário maia -aquele que preconizou o fim do mundo- será possível a partir deste fim de semana.

Até 10 de março, o Ribeirão Shopping reúne 128 réplicas de peças de civilizações antigas das Américas na exposição "Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas".

São peças de povos como maias (México e Guatemala), astecas (México), rapa nuis (Chile) e indígenas (Colômbia). Eles se destacaram por técnicas de arquitetura, matemática e astronomia.

Ribeirão é a terceira cidade brasileira, após São Paulo e Brasília, a receber a exposição, organizada por uma empresa argentina especializada em mostras do gênero.

Uma das peças que chama a atenção do visitante, com cinco metros de altura, é a reprodução em menor escala da pirâmide da cidade maia de Chichén Itzá, na península de Yucatán, no México.

Outra reprodução alcança 4,5 metros de altura. Trata-se de uma réplica da Estela de Quiriguá, espécie de coluna de pedra com inscrições esculpida pelos maias e localizada na Guatemala.

Outro destaque são duas peças que reproduzem calendários maias, que são métricas criadas pelo povo como forma de medir o tempo.

O visitante também poderá observar cinco esculturas de figuras humanas, réplicas dos chamados moais da Ilha de Páscoa, no Chile, esculpidas pelos rapa nuis.

A exposição é gratuita e pode ser vista no shopping das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos e feriados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página