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Versátil, Crosstourer encara trechos ruins

Estradeira Honda oferece câmbio automático, mas preço (RS 79,9 mil) é maior que o das principais concorrentes

Recursos tecnológicos facilitam a pilotagem e disfarçam o peso; controle de tração é item de série

GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Honda expande sua gama de motocicletas premium -denominada "Dream"- com a chegada da japonesa VFR 1200X Crosstourer. Versátil, essa opção foi feita para encarar viagens que incluam trechos ruins.

Não faltam equipamentos de segurança, como freios ABS e controle de tração. A transmissão automática tem dupla embreagem e seis marchas, acoplada ao motor de 1.236 cm³ (129 cv).

O conforto dessa estradeira está acima da média, bem como o preço: R$ 79,9 mil. É mais do que o pedido por concorrentes como a Triumph Tiger Explorer (R$ 62,9 mil) e a BMW R 1200 GS (a partir de R$ 63,9 mil).

PORTE AVANTAJADO

A Crosstourer tem dimensões avantajadas: são 2,28 m de comprimento e 1,33 m de altura. Bastam algumas voltas para adaptar-se ao tamanho e ao câmbio.

A caixa automatizada permite que a motocicleta seja conduzida nos modos "Drive" (privilegia uma condução mais pacata) ou "Sport". Se o piloto preferir, pode fazer as trocas manualmente, por meio de um comando instalado junto ao manete esquerdo.

As trocas são rápidas, assim como as reduções de marchas, que acompanham bem as frenagens.

A tecnologia empregada faz essa Honda parecer leve, embora pese 261 kg. A família é peso-pesado, pois sua "irmã" esportiva, a VFR 1200F (172 cv), tem 264 kg.

A Crosstourer não fica à vontade no trânsito urbano. Apesar de o guidão esterçar bastante e driblar com facilidade os espelhos dos carros, o corpanzil da moto exige força e habilidade nas paradas no trânsito e nas manobras de estacionamento.

SEM CANSAÇO

A estrada é seu habitat, onde o motor gira suave em sexta marcha a 100 km/h. Pode-se ir longe sem cansaço, graças também à posição de pilotagem ereta.

A 1200X tem potência para dar e vender. No segmento, só perde para a Triumph Tiger Explorer (137 cv).

O torque é similar ao de um carro com motor 1.4, e vale lembrar que o peso da moto é cerca de quatro vezes menor que o de um automóvel compacto.


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