Glenn Miller criou seus sucessos entre o romance e a dança

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Um dos maiores vendedores de discos nos Estados Unidos e na Europa no início dos anos 1940, o trombonista e bandleader Glenn Miller (1904-1944) conquistou seu lugar na história como aquele que melhor soube embalar os jovens no período conturbado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Ele morreria durante o conflito, servindo a Força Área americana, num acidente de avião entre a Inglaterra e a França. Sua história, e sua música, estão no sétimo volume da Coleção Folha Lendas do Jazz, que chega às bancas no próximo domingo (30).

Na hoje chamada "era do swing", Miller superou sua condição de instrumentista limitado (considerado até "medíocre" por alguns críticos) ao se revelar um ótimo líder de orquestra e um compositor com talento para mesclar romance e som dançante.

Várias músicas de sua autoria escalaram as paradas e permanecem como clássicos americanos. Caso de "Moonlight Serenade", "In the Mood", "Chatanooga Choo-Choo" e "A String of Pearls". Todas estão incluídas no CD que acompanha o livro da Coleção. Elas se prestam a orquestrações melosas ou empolgantes, que levaram o nome de Miller para os principais salões de dança da América.

Depois de sua morte, a família manteve a Glenn Miller Orchestra, que segue em atividade até hoje, trocando várias vezes de regente. Sua vida virou um filme de sucesso, "Música e Lágrimas" (1954), com o ator James Stewart no papel do bandleader.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.