Veja como se planejar para tirar um período sabático de até 1 ano

Crédito: Alberto Rocha/Folhapress Empresário Diogo Aguilar decidiu criar IntercâmbioDireto.com durante período sabático
Empresário Diogo Aguilar decidiu criar IntercâmbioDireto.com durante período sabático

DANIELLE BRANT
DE SÃO PAULO

Tirar um tempo para repensar o rumo na carreira ou mesmo os caminhos da vida é algo que passa pela cabeça de muitos profissionais. Com algum planejamento -e dinheiro- é possível se organizar para se afastar do mercado de trabalho por um período e depois voltar sem grandes traumas, mesmo que em uma nova atividade.

Antes de oficializar o recesso, é preciso delinear minimamente para que vai servir o sabático. A intenção é ganhar mais bagagem profissional? Fazer um curso para aperfeiçoar o inglês? Definir o objetivo deve vir em primeiro lugar, sob o risco de o tempo dedicado ao período não servir para nada -a não ser que fazer nada seja a meta.

"O propósito vai determinar o custo do sabático. Se a pessoa quer descansar, se vai passar seis meses fazendo um curso de culinária, é uma coisa. Mas se quiser estudar algo específico, relacionado à profissão, o custo pode aumentar significativamente", afirma o planejador financeiro Bruno Mori, da associação Planejar.

Programar como será o período em que não haverá entradas de renda é a outra etapa crucial do processo que antecede o sabático. Em tese, os especialistas recomendam começar a guardar o dinheiro o quanto antes.

"É preciso pensar que é necessário ter seis meses de reserva para qualquer emergência. Então, se começar a poupar 20% da renda dele por ano, em cerca de cinco anos vai ter o suficiente para tirar o sabático de seis meses", diz Michael Viriato, professor do laboratório de finanças do Insper.

Como pouca gente consegue se organizar com tanta antecedência, recomenda-se fixar um prazo de no mínimo seis meses para minimamente desenhar um sabático.

Outro fator que pesa na estruturação do orçamento é o local escolhido para a temporada de afastamento.

No Brasil, o custo cai consideravelmente (ver simulação). Mas se a intenção for passar um tempo no exterior, além dos gastos com estadia, curso, transporte e alimentação, o profissional deve incluir o risco cambial. "Se ele pensar em ir para a França, é uma moeda [euro]. Se for Londres, é outra", diz Mori, da Planejar. Há ainda o perigo de a moeda sofrer alguma valorização que encareça o sabático -ou mesmo inviabilize.

Para evitar a oscilação, a dica é, além de fatiar a compra da moeda durante os meses que restam até o sabático, aplicar parte do dinheiro em fundos cambiais, que acompanham a variação de divisas como dólar e euro.

Crédito: UM SABÁTICO PARA CHAMAR DE SEU Simulações de período de descanso por 3, 6 e 12 meses
UM SABÁTICO PARA CHAMAR DE SEU Simulações de período de descanso por 3, 6 e 12 meses

A VOLTA

No cálculo da reserva para o sabático é preciso contabilizar seis meses a mais de recursos para o caso de o profissional ter algum contratempo no retorno. "Muitas vezes pode ser difícil voltar ao mercado. O emprego não vai cair de bate-pronto", afirma Viriato.

Não é raro que, durante esse período de contemplação, muitos decidam mudar de carreira. Foi o que aconteceu com Diogo Aguilar, 27. Em 2015, ele decidiu passar um período fora do país com a namorada, Pamela Moraes. A meta era melhorar o inglês, escrever um livro e ganhar experiência pessoal.

Foram para Malta, país que fica no sul da Europa. Lá, diante das dificuldades que enfrentou para conseguir fechar as aulas de inglês, Aguilar teve a ideia de criar a IntercâmbioDireto.com, uma plataforma on-line que fizesse a ligação entre estudantes interessados em aprender inglês e escolas de oito países que ofereciam o ensino do idioma.

"Muitas vezes, na correria do dia a dia, você não consegue pensar no que quer fazer. Eu me redescobri, foi um momento de intensa reflexão."

Para Viriato, do Insper, durante o sabático é preciso se preparar para essa mudança profissional. "É importante utilizar o período não só como uma forma de descanso, para tirar férias. É um período para refletir, reavaliar. Muitas vezes, tem que se preparar para uma mudança de carreira e aproveitar o sabático para fazer cursos ligados à nova área", afirma.

Por tudo isso, a mudança pode vir acompanhada da queda no padrão de vida, diz Felipe Carvalho, gerente da assessoria profissional Thomas Case & Associados. "Muitas vezes o profissional vai ter que dar um passo atrás, recebendo menos. Às vezes, ele pode ter que fazer estágio para se inserir no mercado. Ele consegue se manter financeiramente?", questiona.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.