Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2013 - 16h34

Multidão vibra após anúncio do novo papa; ouça

Publicidade

DE SÃO PAULO

No áudio abaixo, ouça a vibração dos milhares de fiéis que se reuniram na praça São Pedro, no Vaticano, após o anúncio do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, como o primeiro papa latino-americano da história.

Os 115 cardeais de todo o mundo reunidos na Capela Sistina desde terça-feira chegaram a um consenso e o elegeram.

Ouça

Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio de fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, por volta das 19h05 (15h05 em Brasília). Nas votações anteriores, quando os escrutínios terminaram sem consenso, a fumaça era de cor preta.

O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro. Isso significa que pelo menos dois terços dos votantes, ou 77 dos 115 cardeais, escolheram um único candidato.

PRIMEIRO DIA

A conclave começou na última terça-feira (12), quando os 115 cardeais fecharam as portas da Capela Sistina por volta das 17h30 no Vaticano (13h30 em Brasília). No local, os religiosos ficarão em clausura até definir o substituto do papa emérito Bento 16, que renunciou em 28 de fevereiro.

A cerimônia de entrada começou por volta das 16h15 (12h15 em Brasília) com uma oração inicial na Capela Paulina. No ritual, o cardeal Giovanni Battista Re, purpurado que presidiu o ato, lembrou aos colegas que eles estão no Vaticano para escolher o novo pontífice.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em dispositivos móveis

Em seguida, foi feita uma procissão, que atravessa a chamada Sala Régia para chegar à Capela Sistina, que fica ao lado da Paulina. Após o fim do cortejo, cada um se posicionou em seus lugares e, em seguida, tomou o juramento para participar da eleição.

O último passo foi o fechamento da capela, o chamado "extra omnis", quando os cardeais pedem a saída de todos os que não são cardeais. A partir deste momento, os religiosos ficarão reclusos para escolher o novo comandante da Igreja Católica.

No período, a única comunicação sobre as decisões tomadas no conclave é feita pela fumaça que sai da chaminé da capela, que é produzida pelas cédulas de votação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página