Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2010 - 23h35

Polarização entre Serra e Dilma marca início de debate com presidenciáveis; ouça comentário

Publicidade

DE SÃO PAULO

A polarização da disputa presidencial ficou evidente nos dois primeiros blocos do debate realizado pela TV Band na noite desta quinta-feira. É o que relata a repórter Daniela Lima no podcast a seguir.

A jornalista destaca o nervosismo visível da candidata petista Dilma Rousseff durante o programa."A ex-ministra cometeu alguns enganos. Na hora de questionar o candidato José Serra (PSDB), chegou a esquecer de direcionar a pergunta ao adversário."

Josias de Souza: Resultado do debate favorece Dilma
Plínio de Arruda foi a surpresa do debate na Band; ouça comentário
Em debate, Serra afirma que governo federal discriminou as Apaes
Comparação de governos e polarização entre Serra e Dilma marca começo do debate
Debate não afeta a rotina da audiência da TV aberta, diz Ibope
Candidatos evitam apontar uma prioridade entre saúde, educação e segurança

Além disso, a repórter ressalta a estratégia de Dilma, que usou a comparação entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Serra, por sua vez, fugiu da provocação e atacou o governo federal sem citar o nome do presidente. Ouça o comentário:

Debate

O debate é mediado pelo jornalista Ricardo Boechat. Além das respostas a questionamentos feitos pelos próprios candidatos, os quatro postulantes à Presidência também são sabatinados pelos jornalistas Joelmir Beting e José Paulo de Andrade.

As regras do debate, e mesmo a repercussão no noticiário da Band, foram acordados previamente com os candidatos. A legislação eleitoral impede os candidatos de usar em suas propagandas eleitorais na TV cenas com seus adversários. Deslizes dos seus oponentes, portanto, não poderão ser reproduzidas pelas campanhas.

A Lei Eleitoral exige que debates no rádio e na TV tenham a presença de todos os candidatos de partidos com representantes na Câmara dos Deputados. Por isso o debate na Band contou com os candidatos do PSDB, PT, além de Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Como o TSE decidiu que tal regra não vale para a internet, a Folha e o UOL definiram, como critério de participação no debate que vão promover no dia 18, o percentual de 10% ou mais de intenção de voto na pesquisa Datafolha. Só Serra, Dilma e Marina vão participar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página