Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2010 - 07h51

Josias de Souza: Influência de Lula se materializa em cinco Estados

Publicidade

DE BRASÍLIA

Assim como na eleição presidencial, a influência de Luiz Inácio Lula da Silva também se materializa nos Estados. A observação é de Josias de Souza, colunista e blogueiro da Folha.com.

De acordo com a pesquisa Datafolha, o cantor, apresentador e vereador Netinho de Paula (PC do B) subiu sete pontos e já está empatado tecnicamente em segundo lugar com Orestes Quércia (PMDB) na disputa por uma vaga de senador por São Paulo.

Netinho passou de 17% para 24% de intenção de voto, enquanto Quércia oscilou de 25% para 26%. A margem de erro é de dois pontos.

Marta Suplicy (PT) --que "tem luz própria", segundo o colunista-- manteve o mesmo patamar de 32% e continua liderando a disputa paulista.

Em Mina Gerais, Aécio Neves (PSDB) é o candidato mais bem votado entre todos pesquisados pelo Datafolha e lidera a disputa por uma das vagas ao Senado com 70% das intenções de voto (ele tinha 68% no levantamento anterior).

Em segundo lugar está Itamar Franco (PPS), com 44% (tinha 47%). Fernando Pimentel (PT) subiu cinco pontos e agora tem 25%.

"Em Minas, a influência de Lula só aparece na corrida presidencial, pois ele não consegue alavancar a candidatura de Fernando Pimentel".

No áudio abaixo, o colunista comenta o resultado do levantamento nos demais Estados do país e ressalta que o atual cenário é favorável para a petista Dilma Rousseff --que lidera as pesquisas de intenção de voto.

"Tudo indica que as bancadas do PSDB e do DEM definhem e a do PT cresça, o que deixaria o Senado bem mais dócil para Dilma do que foi para Lula", afirma Souza.

Josias de Souza

Foram ouvidos 2.088 eleitores em 59 municípios de São Paulo. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.451/2010.

Em Minas Gerias, foram ouvidos 1.261 eleitores em 52 municípios. Também contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.452/2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página