Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2010 - 18h28

Ouça dicas de segurança para ir às compras pela internet

Publicidade

DE SÃO PAULO

Comprar pela internet é uma opção para quem procura praticidade. Na rede é possível comprar desde os presentes de casamentos que são entregues diretamente aos noivos até produtos importados, difíceis de encontrar no Brasil --tudo sem sair de casa.

Todo o cuidado é pouco, entretanto, na hora da compra. Guilhermino Domiciniano, membro da Comissão de Prevenção a Fraudes Eletrônicas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), "dá para ir para o e-commerce, sim, mas é preciso fazê-lo aos poucos". A comodidade vem conquistando os brasileiros e as vendas na internet cresceram cerca de 40% em dezembro 2010 em comparação ao mesmo mês de 2009.

Fraudes

Conheça a Rádio Folha

O que ainda deixa muitos consumidores preocupados são as fraudes eletrônicas --os golpes aplicados nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), pelo telefone ou internet.

Para as compras na rede, pequenos cuidados como olhar se o endereço tem um s após o http --https:// indica que o site está numa zona segura, enquanto http:// "é como estar no meio da rua". No podcast abaixo, Domiciano dá mais dicas sobre como se proteger nas compras on-line.

No caso do caixa eletrônico, que apesar de ser presencial ainda gera muitos problemas ao cliente, a dica mais antiga continua funcionando: não aceite a ajuda de estranhos e tenha cuidado ao digitar sua senha. "Como a maioria dos bancos já usa chip em seus cartões, a clonagem diminuiu muito e agora a prática mais comum é a troca do cartão quando o cliente precisa de ajuda", diz Domiciano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página