Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2011 - 10h12

Hemorio pede doações de sangue para vítimas das chuvas

Publicidade

DE SÃO PAULO
GABRIELA CANSECO
DO RIO

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, precisa de cerca de 300 bolsas de sangue para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Esse número pode aumentar dependendo da demanda dos hospitais locais. O material coletado será enviado a cidades da região serrana do Estado --Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo-- onde o número de vítimas já está em 294.

De acordo com a coordenadora de Hemoterapia do Hemorio, Esther Lopes, no mês de janeiro as doações caem bastante. Ela explica que, por fornecer sangue para outras instituições, o Hemorio precisa de doações constantes.

"Aqui no Rio, nós fornecemos sangue para 180 hospitais cadastrados e eventualmente para outros municípios. Para que a gente possa sempre atender a esses eventos que não são esperados, como esses deslizamentos, é importante que a nossa população compareça regularmente para doar sangue e não só quando são chamados por campanhas, por desastres", diz.

Hemorio

Ontem, foram enviadas apenas 38 bolsas. Mas, de acordo com o Hemorio, a movimentação de doadores na manhã desta quinta-feira teve aumento de 60% em relação aos dias normais.

Por problemas de infraestrutura, falta de luz e bloqueio das estradas, os postos de coletas nas três cidades da região serrana não estão funcionando.

Lopes informa que para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e levar um documento oficial de identidade com foto.

A população pode comparecer ao hemocentro (r. Frei Caneca, 8, região central), das 7h às 18h, ou em um dos 26 postos de coleta de sangue no Estado. Para informações sobre endereços e horários basta ligar no 0800-282-0708.

População se mobiliza para ajudar vítimas em Teresópolis (RJ)
Chuva espalha destruição pelas ruas de Petrópolis (RJ)
Chuvas continuam na região Sudeste do Brasil nesta quinta-feira
Crescimento econômico "empurra" moradores para as encostas; ouça especialistas
Vídeo mostra os estragos causados pela chuva na região serrana do Rio
Veja imagens dos estragos causados pela chuva

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página