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Análise: Monitoramento da Anatel expõe consumidor a grau de risco elevado
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DE SÃO PAULO
A proposta da Anatel de monitorar via internet os dados telefônicos acessando diretamente as centrais das operadoras surge com um objetivo nobre: proteger o consumidor que reclama da má prestação do serviço ou de cobranças indevidas, comenta Julio Wiziack, repórter da Folha.
A agência ressalta que hoje não tem como auditar as informações fornecidas pelas operadoras. Se o cliente diz que fez uma chamada de três segundos e foi cobrado por três minutos, os fiscais não teriam como comprovar a menos que tivessem o acesso às centrais de dados das companhias. Isso porque, ainda segundo a agência, as informações fornecidas pelas operadoras chegam filtradas.
"Bem, é verdade que nenhuma conversa será interceptada por funcionários da Anatel com esse sistema de monitoramento, mas ele expõe o consumidor a um grau de risco elevado", diz o repórter.
De acordo com Wiziack, a agência afirma que somente fará o acesso caso o cliente autorize. Mas não há nenhuma garantia de que seus funcionários acessem o cadastro das operadoras à revelia dos clientes.
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