Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 10h17

Redução de mortalidade perinatal em SP é consistente, diz Alckmin

Publicidade

DE SÃO PAULO

Em seu programa semanal de rádio "Conversa com o Governador", Geraldo Alckmin (PSDB) falou sobre a taxa de mortalidade perinatal, que se refere aos óbitos fetais a partir da 22ª semana de gestação até sete dias completos após o nascimento.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, o número de mortes de bebês recém-nascidos ou em gestação atingiu o menor índice da história: caiu 25% em dez anos no Estado de São Paulo.

De 18,5 por mil nascidos vivos e nascidos mortos no ano 2000, o valor passou a 13,8 em 2009. Isto significa uma vida salva a cada quatro gestações ou nascimento, na comparação com o início da década, ou 4,7 mil vidas salvas neste período.

" É uma alegria imensa podermos anunciar que São Paulo está no pole position, em primeiro lugar, nesse índice no Brasil, empatado com Santa Catarina. Foi uma redução consistente, ano a ano, e em praticamente todas as regiões do Estado, como estão mostrando os números da Fundação Seade", disse Alckmin.

O governador afirmou que só foi possível chegar a esse índice devido ao trabalho desenvolvido com as gestantes. Alckmin ressaltou que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que cada gestante deva passar ao menos por quatro consultas de pré-natal, e o Ministério da Saúde, seis consultas.

"Em São Paulo nós fazemos sete consultas. Isso mostra um trabalho bem feito no atendimento da saúde à gestante no nosso Estado. Ao mesmo tempo, demonstra também a qualidade dos nossos equipamentos, hospitais, unidades de saúde, maternidades, UTIs neonatais", disse o governador. Ouça o programa na íntegra.

Conversa com o Governador

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página