Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2011 - 03h16

Especialistas analisam os 100 dias do governo Dilma; ouça

Publicidade

DE SÃO PAULO

Ainda é cedo para avaliar e comparar os feitos de Dilma Rousseff nesses 100 dias de governo. Um tema que merece destaque, porém, é a preocupação da presidente com o controle dos gastos público.

Veja especial sobre 100 dias de Dilma
Josias: Presidente marca território frente a aliados
Análise: Dilma sinaliza canal de diálogo com oposição
Eliane Cantanhêde: Dilma está se saindo melhor que a encomenda
Clóvis Rossi: Na política externa, Dilma coloca EUA e China como prioridades

"Não houve grande mudança, mas uma percepção de que é necessária uma maior harmonia entre a política fiscal e a política monetária", diz Alcides Leite, professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios.

Outro ponto importante, diz o economista, é que o governo já percebeu que a elevação da taxa de juros básica da economia - taxa Selic - não deve ser o único instrumento de política monetária para o controle da inflação.

Alcides Leite

Na área das relações exteriores nota-se que o atual governo passa a ter uma certa prudência em relação aos regimes que não respeitam os direitos humanos, de acordo com o cientista político Rui Tavares Maluf, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

"Ainda que isso possa ter um tom muito pessoal por conta do passado de Dilma, é uma mudança bastante significativa. Isso abre ao país a possibilidade de outros alinhamentos com países que têm mais afinidades com o Brasil", avalia o professor.

Rui Tavares

Para Maria Tereza Micelli Kerbauy, professora do departamento de política e antropologia Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, Dilma tem se destacado em relação à Lula por sua postura administrativa que, segundo a professora, tem se mostrado de forma contundente.

"O diferencial é que ela trata as questões de governo com muito mais transparência e objetividade no sentido de não fazer de cada evento que acontece algo polêmico. Provavelmente essa será a sua conduta adotada durante os quatro anos de mandato", diz.

Maria Tereza Micelli

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página