Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2011 - 10h13

Gibi vai alertar crianças para riscos de armas de fogo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Comissão de Segurança Pública da Câmara vai lançar em audiência pública o gibi Revistinha da Turma Legal, que alerta as crianças para os perigos de mexer em arma de fogo.

A publicação foi editada pela Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições. Idealizada pelo cartunista Ridaut, o criador do personagem Senninha, a publicação conta a história de uma turma de amigos que encontra a arma do pai de um deles em cima do armário.

De acordo com o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), um dos autores do requerimento da audiência, a comissão constatou a necessidade de um instrumento que evitasse o grande número de acidentes ocorridos por falta de informação de crianças e adolescentes sobre armas. Mas ele alertou que os adultos também têm um papel fundamental na proteção dos pequenos.

"Muitas vezes, por imperícia, imprudência e até negligência, o dono de uma arma de fogo acaba deixando a sua família, os filhos, pessoas que frequentam o lar expostos", disse.

Fernando Francischini

O especialista em segurança pública e professor da Universidade Católica de Brasília Nelson Gonçalves informou que o Brasil é o sexto país do mundo em número de homicídios, com grande incidência de mortes por armas de fogo. O professor afirmou que não conhece o gibi, mas que é preciso observar se ele não traz nenhum tipo de incentivo ao uso de armas de fogo.

"Todas as medidas que puderem produzir uma reflexão, em que nível for, ainda que estejamos falando de crianças, que as alertem para os perigos que elas estarão enfrentando diante de determinados fenômenos, no caso, a exposição a armas de fogo, elas são muito bem-vindas", ressaltou.

Nelson Gonçalves

A Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições pretende fazer parcerias com organizações em todo o País para a divulgação do material e para a realização de uma campanha de alerta para os riscos de mexer em armas de fogo.

As informações da Rádio Câmara

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página