Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2010 - 19h45

Tribunal internacional diz que criminoso de guerra sérvio não morreu

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O Tribunal Penal Internacional (TPI) que investiga crimes de guerra na ex-Iugoslávia afirmou nesta sexta-feira que o ex-militar sérvio, Ratko Mladic, ainda está vivo, apesar dos esforços de sua família em declará-lo morto.

Os familiares do suspeito entregaram a declaração no dia 16 ao primeiro Tribunal Municipal de Belgrado, "com base no fato de que a família não tem nenhuma informação nem contatos com o sr. Mladic há cerca de sete anos e que ele era um homem muito doente".

"Baseamos nosso trabalho no pressuposto de que ele ainda está vivo", disse o procurador do TPI, Serge Brammertz.

"Estamos convencidos de que ele ainda se esconde na região", acrescentou.

Mladic foi indiciado 15 anos atrás pelo massacre de Srebrenica, ocorrido em 1995 e no qual foram mortos 8.000 homens muçulmanos, e pelo cerco de 43 meses da cidade de Sarajevo.

A União Europeia estabeleceu sua prisão como condição-chave para o prosseguimento de negociações para a entrada da Sérvia no bloco.

Na segunda-feira (14), ministros de Relações Exteriores de países da UE concordaram em iniciar a implementação de um acordo com a Sérvia, conhecido como Acordo de Associação e Estabilização, uma medida essencial para futura integração ao bloco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página