Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

28/01/2011 - 02h30

Poluentes, inspeção veicular, aposentadorias, educação

DE SÃO PAULO

Poluentes

Concordo plenamente com as mudanças nos parâmetros de controle da poluição de São Paulo , pois com as mudanças constantes do clima local por conta dos níveis de poluentes e mudanças climáticas de forma geral, essa melhoria poderá prevenir e proteger com mais qualidade a saúde do cidadão paulistano.

MARTE FERREIRA DA SILVA (Atibaia, SP)

-

Inspeção veicular

Excelente a crônica "Corrompa ou obedeça", de Marcelo Coelho, em que aborda esse novo inferno de São Paulo, a Controlar.
Sou uma das vítimas da Controlar. Tenho um veículo novo, em excelente estado de conservação. Mas já fui reprovado duas vezes no suposto teste e tive que pagar nova taxa. Para o meu espanto, observei que carros velhos, caindo aos pedaços, passam na inspeção. Qual será o milagre?

MILTON SALDANHA (São Paulo, SP)

*

Estranhei muito a coluna de Marcelo Coelho contra a inspeção veicular.
Em primeiro lugar porque já fiz a inspeção de dois carros da família, sem problemas de agendamento (muito fácil e prático), sem sufoco nenhum para fazê-las e os carros passaram normalmente.
Em segundo lugar, porque, diferentemente das antigas vistorias, não há "contato" entre o técnico e o motorista nem despachantes, o que dificulta enormemente qualquer possibilidade de corrupção. Em terceiro lugar, se a pessoa tem um carro bem cuidado e revisado normalmente, não tem motivo para se preocupar. E se o carro não passar na inspeção, o proprietário tem um mês para cuidar dele e voltar.
A coluna apenas deixa ou cria dúvidas sobre um sistema absolutamente necessário numa metrópole como a nossa.
Se existem pessoas que não querem cuidar para que seus carros rodem sem poluir muito, são as mesmas pessoas que jogam lixo na rua, que sonegam impostos, que correm e passam no farol vermelho e não querem ser multadas. Gente, enfim, que não é cidadã.
Se existe mesmo esse tal esquema e não é apenas falatório de mecânico para ganhar um extra de motorista desonesto, que a Folha investigue e denuncie à polícia e ao público o mais rápido possível!

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

-

Aposentadorias

Fco imaginando o que seria do Brasil sem a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Pelo menos uma boa notícia: a OAB entrará com processo no STF para pedir o cancelamento de todas as aposentadorias absurdas de ex-governadores e viúvas. Imaginem se isso continuar. É vitalício, inclusive para as filhas, com um valor absurdo de mais de R$ 20 mil por mês. Ora, a nossa aposentadoria não passa dos R$ 2.500 se tiver contribuído por 35 anos e tendo 65 anos de idade.

KUNIO YONEDA (São Paulo, SP)

*

Analisando a moralidade da questão, a aposentadoria dos ex-governadores mineiros é indecente. Sob a ótica da economia, é altamente deficitária, já que é dada de forma vitalícia para alguém que nem precisa completar quatro anos de trabalho.
Conforme a Constituição, é ilegal e, para encerrar, ainda é sexista, considerando que dá privilégios maiores para filhas do que para filhos dos ex-governadores, além de não prever a possibilidade de haver uma governadora e, consequentemente, seu viúvo; em 1957, ano em que a lei foi elaborada, provavelmente ninguém achava que um dia seria comum a mulher trabalhar, muito menos ser governadora.
Ainda contradiz o princípio da publicidade dos atos públicos, por esconder da população dados relevantes sobre os beneficiários. Pergunto: como é que essa lei ainda não foi revogada?

LUCIANO NOGUEIRA MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

-

Educação

Ao ouvir o presidente dos Estados Unidos falar da valorização dos professores, fiquei na expectativa de que o nosso governador estivesse ouvindo também. Que sirva de exemplo e ele comece a investir e a valorizar os professores.
O controle dos gastos públicos, principalmente com as terceirizações, acabará com os aumentos de salários dos políticos na calada da noite e o fim das aposentadorias milionárias. Somente assim, os brasileiros terão a certeza da vitória da Justiça sobre as injustiças que sofrem a nossa população!

ANDERSON APARECIDO (Hortolândia, SP)

-

Moscou

O premiê russo pretende retaliar e responder a altura o atentado em Moscou, classificando-o de cruel e despropositado.
Digo o mesmo sobre o ataque que o premiê Putin deflagrou contra uma baleia cinzenta, ameaçada de extinção, matando-a. Crime despropositado e cruel, com o acréscimo de que atentar contra oambiente e contra baleias, principalmente as ameaçadas de extinção, é um crime contra a humanidade, pois o direito ambiental se elevou à categoria de direitos humanos fundamentais.

TATIANA LA SCALA LAMBAUER (Santos, SP)

-

Dilma

Começa bem a presidente Dilma com seus relacionamentos amistosos com os administradores da oposição. Tudo indica que ela pretende realizar um governo de união nacional, indispensável no primeiro momento da história brasileira em que o país parece dar indícios de efetivamente arrancar, com idôneas previsões internacionais de corresponder à quinta economia do mundo em 2030, após China, EUA, Japão e Índia, e à frente de gigantes ocidentais como a França e o Reino Unido.

AMADEU ROBERTO GARRIDO DE PAULA (São Paulo, SP)

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página