Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2010 - 09h39

Alunos de medicina da UFSCar voltam às aulas no dia 14 de junho

Publicidade

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Alunos do quinto ano de medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) reclamam do prazo dado pela reitoria para o reinício das aulas, suspensas desde 30 de abril por falta de local para as atividades práticas.

A universidade divulgou que as aulas serão retomadas em 14 de junho, mas os alunos dizem que o prazo é curto para o treinamento dos hospitais conveniados para receber os estudantes.

Por nota, a UFSCar afirmou que grupos de alunos serão alocados em sistema de rodízio a cada dois meses, como previsto no projeto político-pedagógico do curso.

As aulas práticas vão ocorrer em unidades de saúde de São Carlos e nos hospitais estaduais de Américo Brasiliense e Diadema.

De acordo com alunos, a escolha dos locais foi acertada, mas o prazo estabelecido para o início das aulas é precipitado. Como são hospitais em outras cidades, os estudantes dizem que precisam de um alojamento para ficar.

"Ninguém tem condições de bancar duas moradias, uma em São Carlos e outra em Diadema, por exemplo", disse o aluno Marcos Antônio Francisco, 26.

Sobre a questão pedagógica, ele afirma que os hospitais conveniados não recebiam estudantes e precisam passar por um treinamento.

A Folha não conseguiu ouvir a reitoria e a coordenação do curso de medicina da UFSCar. Em nota, a assessoria da universidade disse que são estudadas alternativas de assistência aos alunos que comprovarem necessidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página