Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 09h40

Reitor da USP diz que projeto de inclusão social vai ser reavaliado

Publicidade

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
ANDRESSA TAFFAREL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O reitor da USP, João Grandino Rodas, afirmou que reavaliará o projeto de inclusão social (Inclusp), que atualmente oferece bônus para estudantes da rede pública, entre outras medidas. A discussão será iniciada no próximo Conselho Universitário (órgão máximo da universidade), que deverá acontecer ainda neste mês.

Cai número de alunos de escola pública aprovados na USP
USP divulga convocados para processo de transferência
Fuvest terá novas carreiras e mudança no nome de curso
USP abre inscrições para prova que dá bônus
Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011

Rodas disse que pretende levar a discussão também a outras instâncias e unidades da instituição. "Queremos ouvir que tipo de inclusão a USP quer fazer, se mantém ou não o programa. Com base em consensos, mínimos ou máximos, vamos fazer um projeto", afirmou o reitor à Folha.

Qualquer mudança no processo seletivo, no entanto, só poderá ser feita no vestibular para ingresso em 2012, pois o edital para o de 2011 já foi publicado.

Rodas não quis comentar os dados que apontam a queda na proporção de egressos da rede pública entre os aprovados na instituição. Segundo o reitor, isso poderia interferir nas discussões sobre o programa.

META

O Inclusp foi lançado pela antecessora de Rodas, Suely Vilela. A antiga gestão fixou como meta que 30% dos aprovados seriam de escolas públicas. O patamar foi atingido apenas no ano passado.

A atual pró-reitora de graduação, Telma Zorn, afirma que não trabalha mais com a meta numérica. "O que queremos é manter o nível de ensino da USP. Nos acham elitista, mas essa não é uma imagem verdadeira. Qualidade não é sinônimo de elitismo", afirma.

Zorn afirma, porém, que a universidade trabalha para que haja mais alunos da rede pública entre os aprovados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página