Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
27/03/2011 - 02h31

Palcos paulistanos recebem festivais infantis em abril

Publicidade

JULIANA SAYURI
DE SÃO PAULO

No primeiro fim de semana de abril, três festivais dão início a uma temporada de teatro infantil, somando 47 apresentações, 30 espetáculos, 28 companhias e cinco casas.

Estreia na sexta-feira (1º/4) a Mostra do 18º Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem, que traz as quatro peças finalistas na premiação, com as trupes Circo de Bonecos, Grupo Barata Albina, Banda Mirim e Cia Paideia.

No sábado (2/4), na abertura do 2º Festival Centro da Terra para Crianças, a casa apresenta "O Ilha do Tesouro", da Kompanhia do Centro da Terra. Sob a curadoria de Luiza Jorge, o festival conta ainda com a participação das cias. Pia Fraus, Circo de Bonecos, Maracujá Laboratório de Artes, As Meninas do Conto e Le Plat du Jour.

As Meninas do Conto e Le Plat Du Jour também estão em cartaz no teatro Ressurreição, que é palco para 20 espetáculos no 2º Festival de Teatro Infantil em São Paulo, idealizado por Robson Vellado e Grupo Permanente de Pesquisa. Também a partir de sábado, o encontro reúne os coletivos Cia. O Quê De Quê, Circo Navegador, Conto em Cantos, Furunfunfum, Laço de Abraço, Luz e Ribalta, Noz de Teatro, Pasárgada, Pic Nic, Prosa dos Ventos, Provisório-Definitivo, Realce, Teatro da Gioconda, Teatro Por Um Triz, Trapiche, Mariza Basso Teatro de Formas Animadas, Núcleo Educatho e República Ativa de Teatro.

Confira a programação completa dos três festivais:

Mostra do 18º Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem
Entre os dias 1º e 10 de abril, os quatro espetáculos concorrentes ao 18º Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem terão apresentações gratuitas em três casas paulistanas: teatros Cacilda Becker, João Caetano e Paulo Eiró. Realizada pela Coca-Cola Femsa em parceria com as secretarias de Cultura e Educação da cidade de São Paulo, a mostra amplia os horizontes e leva as peças estreladas aos CEUs, com montagens fechadas aos alunos. As sessões abertas ao público acontecem aos sábados e domingos, às 16h.

Sábado (2) e domingo (3)

16h - "Quem Tem Medo de Curupira?" (Grupo Barata Albina)
O músico Zeca Baleiro assina o texto da peça dirigida por Débora Dubois. A história retrata a aventura de personagens do folclore na metrópole.

Teatro João Caetano - r. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5573-3774. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. 438 lugares. 60 min. A partir de 10 anos.

16h - "Circo de Pulgas" (Cia. Circo de Bonecos)
Dois amigos encaram o desafio de fazer um circo de pulgas de verdade. A dupla treina uma pulga em trampolins, trapézios e outros atrativos típicos de circo. Indicação do Guia: a partir de 3 anos.

Teatro Paulo Eiró - av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5546-0449. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. 600 lugares. 60 min. Recomendado a partir de 3 anos.

Sábado (9) e domingo (10)

16h - "Espoleta" (Banda Mirim)
O servidor promete ao patrão uma apresentação de ópera no castelo, mas decide trazer o espetáculo de uma trupe de teatro e circo. O mix entre música clássica, universo circense e cultura popular.

Teatro João Caetano - r. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5573-3774. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. 438 lugares. 70 min. A partir de 7 anos.

16h - "Na Arca às Oito" (Cia. Paideia)
Inspirada na história bíblica da Arca de Noé, a peça mostra a amizade entre três pinguins na Antártida. Curiosos, eles discutem a existência de Deus.

Teatro Cacilda Becker - r. Tito, 295, Lapa, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3864-4513. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. 212 lugares. 50 min. Recomendado a partir de 4 anos.

Sábado (9)

16h - "Circo de Pulgas" (Cia. Circo de Bonecos)
Dois amigos encaram o desafio de fazer um circo de pulgas de verdade. A dupla treina uma pulga em trampolins, trapézios e outros atrativos típicos de circo. Indicação do Guia: a partir de 3 anos.

Teatro Paulo Eiró - av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5546-0449. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. 600 lugares. 60 min. Recomendado a partir de 3 anos.

2º Festival Centro da Terra para Crianças
Entre os dias 2 de abril e 1º de maio, o Teatro do Centro da Terra abre suas portas para 18 apresentações de seis espetáculos. Antes, oficinas de artes inspiradas nos enredos das montagens serão ministradas pela escola de artes Grão do Centro da Terra, sob a coordenação de Lucília Helena Franzini, Maria Cecília Franzini e Paula Antunes Ruggiero. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir das 14h, no dia da apresentação. Destinada a crianças de 3 a 12 anos, o line-up conta com seis respeitáveis companhias paulistanas. Entre elas, destaque para a cia. Circo de Bonecos, que está em cartaz na casa com o espetáculo "Circus - A Nova Torunée" até 1º de maio.

Teatro do Centro da Terra - r. Piracuama, 19, Vila Pompeia, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0xx/11/3675-1595. Grátis. Ingressos distribuídos duas horas antes. 81 lugares. Mais informações pelo site www.centrodaterra.com.br.

Sábado (2) e domingo (3)

16h - "O Ilha do Tesouro" (Kompanhia do Centro da Terra)
Durante a peça, as crianças se envolvem com o cenário para fugir do inimigo, achar um tesouro e enfrentar piratas. Depois das aventuras, elas encontram uma surpresa. A peça de Ricardo Karman recebeu os prêmios APCA (Melhor Direção) e Femsa (Melhor Produção). Indicação do Guia: a partir de 5 anos. 105 min.

Sábado (9) e domingo (10)

16h - "Filhotes da Amazônia" (Cia. Pia Fraus)
Os indiozinhos descobrem diversas lendas e contos sobre o mundo, em três dimensões: o ar, os rios e a terra. Ana Elisa, Cristiano Bacelar e Fabio Caniatto dialogam com o cenário e os bonecos confeccionados pelo Maracujá Laboratório de Artes. A montagem já rendeu o troféu na categoria especial do Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem. 50 min. Recomendado a partir de 3 anos.

Sábado (16) e domingo (17)

16h - "João e Maria" (Cia. Le Plat Du Jour)
A história dos irmãos perdidos na floresta é contada com mímica, dança e clown. As simpáticas Bicudinha e Bicudona narram a história dos irmãos J.M. e M.J. A montagem foi a vencedora do Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem de 2008 de melhor cenário. Indicação do Guia: a partir de 3 anos. 55 min. Recomendado a partir de 3 anos.

Sábado (23) e domingo (24)

16h - "Buuu! A Casa do Bichão" (Cia. As Meninas do Conto)
Três narradoras contam a história de Caio, um rapaz que se aventura pelo mundo até encontrar uma casa esquisita, que parece mal-assombrada. O espetáculo recebeu o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo Infantil de 2009. 50 min. Recomendado a partir de 5 anos.

Sábado (30) e domingo (1º/5)

16h - "Rabisco - Um Cachorro Perfeito" (Maracujá Laboratório de Artes)
A história poetiza questões existenciais com o cão Rabisco, que não é aceito pelas pessoas por estar fora dos padrões. A peça recebeu três indicações ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem de 2010. 50 min. Recomendado a partir de 3 anos.

Especial: em cartaz: de 9 de abril a 1º de maio.

18h - "Circus - A Nova Tournée" (Cia Circo de Bonecos).
Com roteiro, criação e direção de Claudio Saltini, o espetáculo recria o universo circense com bonecos, saltimbancos, minhocas trapezistas, ovos equilibristas e fantoches. Neste picadeiro, a palavra é substituída pelo gesto do clown. "Circus" venceu o Prêmio APCA de 2000, como melhor espetáculo de animação. 50 min. Recomendado a partir de 4 anos.

2º Festival de Teatro Infantil em São Paulo
Para Robson Vellado, a proposta do festival é valorizar o teatro infantil e consolidar uma plateia mirim na cidade. Com sessões marcadas para os sábados, domingos e feriados às 16h, o evento se estende até o fim de maio.

Teatro Ressurreição - r. dos Jornalistas, 123, Jabaquara, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5016-1787. R$ 15 (estudantes e aposentados) e R$ 30. Ingr. pelo tel. 4003-2330 ou pelo site www.festivalteatro.com.br. 385 lugares.

Sábado (2)
16h - "Rapunzel" (Cia Furunfunfum)
Dois músicos-atores contam a história da princesa aprisionada na torre. Com bonecos e música ao vivo, a montagem privilegia a improvisação e a irreverência. O espetáculo foi adaptado para a TV Rá-Tim-Bum em 2006. 50 min. Recomendado a partir de 4 anos.

Domingo (3)
16h - "Panos e Lendas" (Cia. Pic Nic)
A concepção do espetáculo foi baseada na montagem anterior de Vladimir Capella. Atores/cabides brincam e transformam panos em cenários, figurinos e adereços, com mestres de cerimônia e contadores de histórias. 60 min. Livre.

Sábado (9)
16h - "On Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?" (Circo Navegador)
Os palhaços Surubim e Salsicha brincam com uma "engenhoca palhacística" e uma "bancicleta", provocando as tradicionais trapalhadas e confusões circenses. 55 min. Livre.

Domingo (10)
16h - "Blume-Zoof - O Hospital de Brinquedos" (Teatro da Gioconda)
O livro "Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação" de Walter Benjamin foi a inspiração para a peça, que conta a história de um hospital de brinquedos. 55 min. Recomendado a partir de 4 anos.

Sábado (16)
16h - "Minha Mais Que Amiga Árvore" (Cia. Laço de Abraço)
Berê e Pato são amigos e vizinhos que passam as tardes se divertindo sob a copa de uma linda mangueira. Mas a vizinhança começa a se incomodar com suas raízes e decidem cortá-la. 60 min. Livre.

Domingo (17)
16h - "Marcelo, Marmelo, Martelo" (Grupo Trapiche)
A cia. Trapiche traz um cenário funcional e lúdico, instigando a imaginação das crianças. Na peça, Marcelo questiona o nome das coisas e inventa nomes diferentes para batizar o mundo ao seu redor. 50 min. Livre.

Quinta (21)
16h - "O Mágico de Oz" (Cia Realce)
Dorinha parte para uma viagem de sonhos. Para encontrar o caminho de volta para casa, sai à procura do Mágico de Oz, encontrando um Espantalho, um Homem de lata e um Leão, que se tornam seus amigos. 60 min. Livre.

Sexta (22)
16h - "Cadê Meu Nariz?" (Cia. O Quê de Quê)
Um palhaço demitido do circo tem o seu nariz vermelho roubado e recebe a ajuda de uma menina em sua busca. No caminho, eles encontram diversos personagens do universo circense. 50 min. Livre.

Sábado (23)
16h - "Pelos Ares" (Cia. Provisório-Definitivo)
Com projeções de vídeo ao vivo e outros artifícios cênicos, a cia. conta a história do menino Thomas Máximo, que queria voar. 55 min. Recomendado a partir de 5 anos.

Domingo (24)
16h - "A Nova Roupa do Rei" (Núcleo Educatho)
O Rei e sua corte confundem dois estrangeiros com alfaiates e os contratam para criar a mais bela roupa real. 60 min. Recomendado a partir de 4 anos.

Sábado (30)
16h - "Circo dos Objetos" (Mariza Basso Teatro de Formas Animadas)
Um balde e um snorkel compõem o apresentador! Um espanador e uma roldana foram a equilibrista. Os palhaços nascem a partir de um penico e um tapete. Na peça, os objetos estimulam o imaginário do público. 60 min. Livre.

Domingo (1º/5)
16h - "O Macaco Juiz" (Cia. Luz e Ribalta)
Na floresta, o senhor Lobo encontra um queijo, mas precisa disputá-lo com a dona Raposa. O Macaco, juiz da floresta, precisa decidir com quem fica o pedacinho de comida. 45 min. Recomendado a partir de 4 anos.

Sábado (7/5)
16h - "Cinderela, Bela Magrela" (Cia. Prosa dos Ventos)
A cia. Prosa dos Ventos remonta a clássica história de Cinderela com humor e um toque de cultura popular brasileira. 50 min. Livre.

Domingo (8/5)
16h - "O Cavalinho Azul" (Cia. República Ativa de Teatro)
Inspirada na fábula de Maria Clara Machado, a peça conta a história do menino Vicente, um garoto apaixonado por um pangaré, que acredita ser um belo cavalo azul. 60 min. Recomendado a partir de 2 anos.

Sábado (14/5)
16h - "Oras Bolas" (Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação)
Dança, música, artes plásticas e animação de objetos entram na peça, com bolas de todos os tipos. O Menino Quadradinho e a Menina Triângulo brincam com as formas geométricas. 60 min. Livre.

Domingo (15/5)
16h - "Amazônia Adentro" (Cia. Conto em Cantos)
Duas vizinhas ribeirinhas viajam de canoa a Parintins, para participar da Festa do Boi. Na travessia, elas cruzam a trajetória mítica das lendas amazônicas. 60 min. Recomendado a partir de 4 anos.

Sábado (21/5)
16h - "Peixe Vivo" (Grupo Pasárgada)
O universo caipira é simbolizado por causos e cantigas e cantigas típicas do interior. Como pano de fundo, a peça conta com histórias de pescador e cultura popular brasileira. 70 min. Livre.

Domingo (22/5)
16h - "Por Que o Mar Tanto Chora" (Cia. As Meninas do Conto)
As Meninas do Conto trazem uma versão abrasileirada da Cinderela, estrelada pela menina Maria, que nasce com uma cobra enrolada no pescoço. 60 min. Livre.

Sábado (28/5)
16h - "Pinóquio Etc. e Tal" (Teatro Por Um Triz)
Quatro marceneiros lembram a clássica história do boneco de madeira, feito pelo carpinteiro Gepeto. Máscaras, teatro de objetos e bunraku compõem o estilo da montagem. 50 min. Livre.

Domingo (29/5)
16h - "Chapeuzinho Vermelho" (Cia. Le Plat Du Jour)
Em uma viagem de brincadeiras entre a mímica e o lúdico nonsense, a história é contada pelas atrizes-palhaças Renata Bruel e Renata Maia, que se revezam nos personagens. A menina Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Caçador, a Mãe e a Vó são definidos a partir dos chapéus. 50 min. Recomendado a partir de 2 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página