Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2012 - 07h00

Sites ajudam a aproveitar melhor roteiros de compras no exterior

DE SÃO PAULO

Fazer umas comprinhas está entre os prazeres de uma viagem, e há quem programe roteiros só pra isso. Mas voltar de malas cheias do exterior fica mais fácil com alguma pesquisa, que pode ser feita na internet.

Primeiro, é bom saber qual é o limite de valores permitido na volta ao Brasil e o que deve ser declarado. O site da Fazenda (www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes ) tem um pequeno manual do viajante para tirar dúvidas.

Depois, é a hora de escolher a viagem. Os Estados Unidos são o destino mais famoso, especialmente Miami, por seus "outlets" e lojas de fábrica. A página da cidade no About.com (miami.about.com ) tem listagens desses locais, entre outros artigos sobre compras.

O site Viajantes (www.viajantes.com ) tem dicas para viagens de compras em português: clique em "artigos", no menu principal, e depois em "ideias".

Jason Lee - 11.jul.12/Reuters
Mulheres passam por vitrine de loja da grife Burberry em Pequim, na China
Mulheres passam por vitrine de loja da grife Burberry em Pequim, na China

Quem lê em inglês tem boas fontes de sugestões de viagens para compras. Um exemplo é a página dedicada ao assunto do site da "Travel & Leisure" (www.travelandleisure.com/vacation-ideas/shopping ), que reúne reportagens e dicas publicadas nos últimos meses.

O jornal britânico "The Guardian" (www.guardian.co.uk/travel/shopping-trips ) mantém uma página semelhante, alimentada com os últimos artigos publicados sobre o compras e viagens.

Apesar de ter um espaço para viagens de compras, o site do "New York Times" (travel.nytimes.com/travel/guides/shopping ) decepciona -na última terça-feira, a página tinha apenas duas reportagens sobre o assunto, de 2009 e de 2010, e alguns vídeos.

Já o site do Travel Channel (www.travelchannel.com/topics/shopping/index.html ) tem uma boa seção sobre compras, com dicas sobre vários itens, de roupas e calçados a ingredientes culinários e brinquedos.

Por fim, para quem quer comprar roupas e acessórios, é preciso resolver o problema da correspondência de tamanhos, que são diferentes no Brasil, na Europa e nos EUA, por exemplo.

O site Turista.com.br (www.turista.com.br ) tem uma tabela de correspondências entre tamanhos de roupas e calçados masculinos e femininos que inclui o Brasil.

Outra opção é o aplicativo Size it, compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Custa US$ 1,99 na loja on-line da Apple (www.apple.com/itunes ). Ele dá a correspondência de tamanhos de diversos tipos de roupas e sapatos por país, incluindo o Brasil.

Já o site SizeGuide.net (www.sizeguide.net ) não inclui os tamanhos brasileiros, mas permite a correspondência entre medidas em centímetros e tamanhos.

Agora, é escolher a viagem e fazer boas compras!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página