Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2011 - 08h00

Veja seções de turismo dos sites de jornais em francês

MARINA DELLA VALLE
DE SÃO PAULO

Apesar de serem de países bem diferentes, as seções de turismo nos sites dos jornais de língua francesa têm um ponto em comum: oferecem poucos serviços ao leitor, mesmo quando contam com bancos de destinos.

Compare seções de turismo de sites de jornais em francês
Folha analisa seções de turismo em alguns dos principais jornais de língua inglesa
Compare as seções de turismo dos portais de grandes jornais de língua inglesa
Veja análise das seções de turismo de sites dos principais jornais em espanhol
Compare as seções de turismo dos principais jornais de língua espanhola
Folha compara seções de turismo em portais portugueses e africanos
Veja comparação entre seções de turismo de veículos em língua portuguesa

No caso do francês "Le Monde", há arquivos divididos por países e temas, com muitos vídeos, mas não há mapas. As informações que acompanham as reportagens são básicas.

A interatividade também deixa a desejar, na comparação com outros grandes jornais do mundo, como o inglês "The Guardian". O site do "Le Monde" permite comentários -e só. Não há uma seção com dicas e avaliações de leitores.

O canadense "La Presse" vai na mesma linha: o site abriga um banco de destinos separados por regiões do globo, além de reportagens especiais ("dossiês") sobre alguns locais. No quesito serviços, há a previsão do tempo pelo mundo, mas nada de mapas. O destaque fica com as séries temáticas, "48 Heures à", com roteiros de dois dias, e "Livres de Voyage", com lançamentos literários sobre viagens e turismo.

Reprodução/Lemonde.fr
Página de turismo do jornal "Le Monde"
Página de turismo do jornal francês "Le Monde"

O site que mais oferece serviços é o do vietnamita "Le Courrier du Vietnam", ainda que voltados só para locais naquele país. Além de um banco de destinos, há uma seção separada com indicações de hotéis e restaurantes e contatos de agências de viagens e companhias aéreas. Ainda assim, não há mapas, e a chance de interação dos leitores é nula. Também é um dos poucos sites com anúncios de produtos turísticos, junto com o "Le Monde".

O marroquino "Le Journal de Tangier" também traz reportagens apenas sobre o país, mas sem arquivos organizados ou sistemas de busca. É preciso fuçar bastante para descobrir reportagens mais antigas. Não há mapas, serviços, possibilidade de interação dos leitores ou séries temáticas. Basicamente, o que está na página principal da seção de turismo é o que o leitor encontrará, a não ser que esteja munido de muito tempo e paciência para caçar links pelo site.

Por fim, o belga "Le Soir" fica para trás tanto no quesito banco de destinos quanto no item serviços, que aparecem apenas acompanhando reportagens. Tampouco há mapas ou avaliações de hotéis e restaurantes. A possibilidade de interatividade dos leitores é restrita -o site apenas permite comentários-, mas, dentro da comparação com os outros sites em francês, está entre os mais interativos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página