Descrição de chapéu mudança climática

Pica-pau que inspirou o desenho animado será declarado extinto

Nova lista de seres vivos que não existem mais tem outros 21 animais e uma planta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atlanta (EUA) e São Paulo | Reuters

O pica-pau-bico-de-marfim, espécie que inspirou Walter Lantz a criar o famoso personagem de desenho animado em 1940, será declarado extinto. Nesta quarta-feira (29), o Serviço Federal de Pesca e Vida Selvagem dos EUA divulgou uma lista de espécies que não existem mais.

As extinções incluem 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, duas espécies de peixes, um morcego e uma planta, totalizando 23 espécies.

De acordo com o serviço, o pica-pau-bico-de-marfim não é visto oficialmente desde 1944, no nordeste da Louisiana. O maior pica-pau da América também era conhecido como o "pássaro do Senhor Deus", e a extração de madeira em florestas antigas no sul dos EUA destruiu seu habitat.

Registro de um pica-pau-bico-de-marfim em Louisiana, em 1935 - Arthur Allen/Laboratório Cornell de Ornitologia/AFP

"Com a mudança climática e a perda de área natural levando mais e mais espécies à beira do precipício, agora é a hora de levantar esforços proativos, colaborativos e inovadores para salvar a vida selvagem da América", disse Deb Haaland, secretária do Interior dos EUA.

Cientistas do governo esgotaram os esforços para encontrar essas 23 aves, peixes e outras espécies e alertaram que as mudanças climáticas e a diminuição dos habitats, além de outras pressões, podem tornar esses desaparecimentos mais comuns, disse o serviço em um comunicado.

Cena do filme "Pica-Pau" ("Woody Woodpecker")
Cena do filme "Pica-Pau" ("Woody Woodpecker"), de 2017 - Divulgação

Também faz parte da lista a toutinegra-de-Bachman, considerada uma das aves cantoras mais raras dos EUA. O pássaro migratório não é visto desde 1962 no país. Seu último avistamento documentado foi em Cuba, em 1981.

Onze espécies são propostas para serem listadas como extintas no Havaí e nas ilhas do Pacífico, devido aos riscos elevados de uma distribuição geográfica limitada, afirmou o serviço. ​

De acordo com Brian Hires, porta-voz do órgão, eles aceitarão comentários públicos nos próximos 60 dias e um julgamento final será publicado em 29 de dezembro.

DÚVIDA SOBRE A ORIGEM DO DESENHO

A origem do Pica-Pau ocorreu junto à lua de mel de Walter Lantz. O criador do desenho contou ao Los Angeles Times, em 1992, que ele e sua esposa estavam em uma casa na beira de um lago e ouviam um contínuo “knock, knock, knock no teto”.

“O que diabos é isso?”, teria dito Lantz à sua esposa Grace Stafford.

“Então eu fui para fora da casa e lá estava um pica-pau fazendo buracos”, afirmou o desenhista ao jornal de Los Angeles, nos EUA. “Para mostrar como esses pica-paus são espertos, eles bicavam um buraco nas telhas e colocavam uma bolota [castanha de carvalhos]. Um verme se desenvolvia na bolota e, uma semana depois, o pica-pau voltava, pegava a bolota e voava, soltando um grito.”

Dessa forma, a inspiração pareceu para alguns especialistas em pássaros ser um tipo de pica-pau chamado Melanerpes formicivorus, conhecido nos EUA como "acorn woodpecker". Mas, ao mesmo tempo, as características físicas do famoso Pica-Pau de Lantz parecem mais próximas ao pica-pau-bico-de-marfim, até mesmo o som emitido pelo bicho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.