Entenda o que são as COPs, reuniões do clima da ONU, e quais são seus resultados

COP26, no Reino Unido, ocorre sob pressão para que participantes acelerem combate à crise climática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

Glasgow, na Escócia, está recebendo, neste momento, mais de 25 mil pessoas de 196 países. Lá, até 12 de novembro, reside a tarefa de encontrar caminhos para combater a crise climática, numa reunião chamada COP26, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

Geralmente anual, o encontro deste ano acontece depois de um hiato provocado pela pandemia de Covid. A conferência ocorre sob pressão para oferecer metas mais ambiciosas e maior esforço para cumpri-las.

Isso porque o relatório mais recente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança do Clima), divulgado há poucas semanas, mostrou que a janela para segurar o aquecimento global como prometido por seus participantes está praticamente fechada.

À frente de duas garotas que usam máscara e seguram uma faixa colorida, garota lira de cabelos lisos compridos, com uma máscara presa no braço esquerdo, fala ao microfone que segura com a mão direita.
A ativista sueca Greta Thunberg discursa para estudantes em uma manifestação em Milão (Itália), onde acontecia reunião preparatória para a COP26 - Guglielmo Mangiapane - 1º.out.2021/Reuters

O evento promete atrair a atenção, a presença e manifestações de grupos de ativistas ambientalistas, nos quais se destacam correntes mais jovens, como a Fridays For Future, liderada pela sueca Greta Thunberg.

Mas o que é, afinal, uma COP? Quando começou? Quais os principais conflitos? Que resultados já produziu? Tire aqui algumas dessas dúvidas.

O que é uma COP?

É uma conferência de 156 países, mais a União Europeia, para discutir as regras práticas da Convenção do Clima, um acordo firmado no âmbito das Nações Unidas para combater a mudança climática.

A sigla significa Conferência das Partes da Convenção do Clima, e ela acontece anualmente. Em 2020, por causa da pandemia de coronavírus, foi adiada.

Desde quando acontecem as COPs?

Desde 1995, ano seguinte à entrada em vigor da Convenção do Clima. O objetivo é acertar regras para implementar o combate à crise climática e atualizar os resultados desses esforços.

Nessa primeira COP os signatários concordaram em negociar um instrumento legal —um protocolo— para implementar a convenção.

Como funcionam as COPs?

Negociadores discutem em grupos temas específicos, como transparência, finanças ou adaptação, com o objetivo de entregar uma proposta de texto consensual. Essa etapa costuma durar uma semana ou se estender mais alguns dias.

Na metade da segunda semana, ministros, que têm mandatos dos governos, se reúnem para tentar resolver pontos em que não houve consenso e concluir negociações.

No último dia da reunião, é apresentado o texto de consenso, ou acordo, além de outras decisões que tenham surgido ao longo da COP.

Quais os principais blocos nas negociações?

  1. União Europeia - o grupo mais agressivo nas metas e medidas de descarbonização

  2. Umbrella (guarda-chuva) - formado por EUA, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Rússia e Noruega, costumam bloquear iniciativas que façam muitas concessões a países emergentes. A Noruega, porém, embora grande produtora de petróleo, tem proposto metas ambiciosas e financiado países mais pobres

  3. Integridade Ambiental (EIG) - formado por países da OCDE que não estão nem na União Europeia nem no Umbrella: México, Coreia, Suíça, Lichtenstein e Mônaco. Pretende ser uma ponte entre países desenvolvidos e em desenvolvimento

  4. G77 + China - formado por 133 nações em desenvolvimento, entre elas o Brasil, a África do Sul e a China. Seu foco é obter maior financiamento dos países desenvolvidos. Dentro do G77 há ao menos oito subgrupos mais atuantes, além de outros menores:

  • Basic - subgrupo do G77 formado pelos emergentes Brasil, África do Sul, Índia e China

  • Pequenas ilhas - 40 nações que correm o risco de desaparecer por causa da elevação do nível do mar; defendem metas mais ambiciosas e pressionam por compensação por perdas e danos irreversíveis

  • LDCs - 48 países menos desenvolvidos, da África, Sudeste Asiático e Oceania

  • Like-Minded Developing Countriese - inclui Arábia Saudita, Belarus, Filipinas, Egito, Paquistão, Venezuela, Cuba, Nicarágua e outros e advoga que a imposição de compromissos ambientais aos países mais pobres é imperialismo dos mais ricos

Quais decisões marcantes já foram tomadas em COPs?

A mais importante até hoje foi a de 2015, na França, que produziu o Acordo de Paris: um projeto para reformar a estrutura da economia mundial, para sustar as mudanças climáticas e evitar as catástrofes que elas podem produzir.

Outras COPs, porém, produziram avanços antes de Paris.

Na de Bali (Indonésia), em 2007, a China concordou em negociar metas voluntárias que fossem mensuráveis, e na de Cancún (México), em 2010, foi criado o Fundo Verde do Clima e definido o objetivo de manter o aquecimento global em no máximo 2ºC acima da temperatura da era pré-industrial.

A COP de Durban (África do Sul), em 2011, foi o evento em que se formalizou a necessidade de metas obrigatórias para todos os países, e na de Lima, em 2014, se acertaram vários dos pontos aprovados depois em Paris.

A COP26 pode entrar para a história como marcante?

O principal resultado prático desta COP será acertar as regras do mercado de carbono, para colocá-lo em funcionamento.

Outro objetivo político é obter dos países metas mais ambiciosas de redução das emissões de gases de efeito estufa e planos mais concretos de como acelerar a transição para uma economia mais verde, incluindo condições de financiamento.

Linha do tempo das conferências climáticas

1992 - Acontece no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92 (ou Eco-92, ou Cúpula da Terra). Considerado um sucesso, o acordo produziu três convenções da ONU, uma declaração sobre florestas e uma carta de intenções sobre desenvolvimento sustentável, a Agenda 21. O texto da Convenção do Clima, também chamada de Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC) foi assinado na Rio-92 e entrou em vigor em 1994.

1995 - COP1 - Berlim (Alemanha) - Produziu um mandato de negociação de um instrumento legal para implementar a Convenção do Clima

1996 - COP2 - Genebra (Suíça)

1997 - COP3 - Kyoto (Japão) - Estabeleceu-se o princípio de que todos os países têm responsabilidade de combater a crise climática, mas os que se desenvolveram antes têm responsabilidade de arcar com maiores custos e mais capacidade. O princípio ficou conhecido como CBDR (sigla de responsabilidades comuns, mas diferentes, em inglês), e estabeleceu metas para os países ricos, no período de 2008 a 2012. O protocolo, porém, não foi aprovado nos EUA, o maior emissor, tornando o acordo ineficaz.

1998 - COP4 - Buenos Aires (Argentina)

1999 - COP5 - Bonn (Alemanha)

2000 - COP6 - Haia (Holanda)

2001 - COP6-2 - Bonn (Alemanha)

2001 - COP7 - Marrakech (Marrocos)

2002 - COP8 - Nova Delhi (Índia)

2003 - COP9 - Milão (Itália)

2004 - COP10 - Buenos Aires (Argentina)

2005 - COP11 - Montreal (Canadá)

2006 - COP12 - Nairobi (Quênia)

2007 - COP13 - Bali (Indonésia) - Produziu o Mapa do Caminho de Bali: nos dois anos seguintes, as partes do Protocolo de Kyoto concordaram em negociar sua extensão e um aumento nas ações; os países da Convenção do Clima que não participavam do protocolo, como a China, concordaram em negociar metas voluntárias que fossem mensuráveis e verificáveis. Esses compromissos valeriam para o período de 2013 a 2020.

2008 - COP16 - Poznan (Polônia)

2009 - COP15 - Copenhague (Dinamarca) - A conferência deveria produzir um acordo a partir das negociações iniciadas em Bali, mas fracassou, porque EUA e China se declararam despreparados para se comprometer obrigatoriamente com ações e metas, como queria a Europa. Líderes escreveram uma declaração política, conhecida como Acordo de Copenhague, prevendo metas voluntárias não sujeitas a cobrança, mas ele não foi adotado oficialmente.

2010 - COP16 - Cancún (México) - Foi criado o Fundo Verde do Clima, principal mecanismo de financiamento climático. Foram formalizados compromissos assumidos em Copenhague, como o de que as metas cabem não só a países desenvolvidos, mas também a emergentes. Também ficou definido o objetivo de manter o aquecimento em no máximo 2ºC acima da temperatura da era pré-industrial, com uma meta indicativa de máximo de 1,5ºC.

2011 - COP17 - Durban (África do Sul) - Produziu o maior avanço nas negociações desde o Protocolo de Kyoto: formalizou-se a necessidade de um acordo universal, com metras obrigatórias de corte de emissões de gases de efeito estufa para todos os países do mundo. O programa foi fechar o acordo em 2015 e colocá-lo em vigor a partir de 2020.

2012 - COP18 - Doha (Catar) - Foi lançado um mecanismo internacional de perdas e danos, que compensaria países mais vulneráveis (ilhas, principalmente) pelos impactos das mudanças climáticas aos quais não é mais possível se adaptar. Foi feito o REDD+, um mecanismo que remunera por conservação ambiental.

2013 - COP19 - Varsóvia (Polônia) - O acordo de Kyoto foi estendido até 2020

2014 - COP20 - Lima (Peru) - Foram discutidos os elementos do futuro Acordo de Paris: mitigação das mudanças climáticas, adaptação, financiamento, um mecanismo internacional que permita verificar e cobrar ações, perdas e danos e um plano de longo prazo. Definiu-se que as metas de redução de emissão seriam estipuladas por cada país, e não impostas de cima para baixo, como em Kyoto.

2015 - COP21 - Paris - O Acordo de Paris estabelece:

  • o compromisso de estabilizar o aquecimento global "bem abaixo de 2 º Celsius" em relação à temperatura do período pré-industrial, "envidando esforços" para estabilizá-lo em no máximo 1,5 º C.

  • a adoção de metas determinadas de contribuições (NDCs) por todos os países, válidas a partir de 2020 e revisadas periodicamente

  • a expectativa de que todos os países apresentem estratégias de longo prazo para atingir a neutralidade climática (equilíbrio entre emissões e remoções de gases de efeito estufa) até meados deste século

2016 - COP22 - Marrakech (Marrocos) - Os países começaram a definir as regras de implantação do Acordo de Paris, mas a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos e o subsequente desmonte da política ambientalista americana colocou os compromissos sob ameaça.

2017 - COP23 - Bonn (Alemanha)

2018 - COP24 - Katowice (Polônia) - Foram estabelecidas as regras sobre comunicação e prestação de contas regulares do Acordo de Paris, além do alinhamento entre investimentos e da consideração de perdas e danos. Mas a tentativa de estabelecer regras sobre o mercado de carbono foi bloqueada por negociadores do Brasil

2019 - COP25 - Madri (Espanha) - O Brasil mais uma vez bloqueou um acordo sobre o mercado de carbono, além de ter impedido menções a oceanos e direitos humanos em textos discutidos.

2021 - COP26 - Glasgow (Escócia)

Fontes: Observatório do Clima; UNFCCC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.