Descrição de chapéu mudança climática clima

Crise do clima 'abriu as portas do inferno', afirma secretário-geral da ONU

Em encontro em Nova York, Marina Silva confirma que Brasil retomará metas climáticas do Acordo de Paris após 'pedalada' de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP e São Paulo

A crise climática provocada pela atividade humana "abriu as portas do inferno", afirmou nesta quarta-feira (20) o secretário-geral da ONU, António Guterres, na abertura da Cúpula da Ambição Climática, em Nova York.

Com secas, inundações, temperaturas sufocantes, incêndios históricos, "a humanidade abriu as portas do inferno", como demonstraram os "horríveis efeitos do terrível calor", disse Guterres, em uma reunião sem a participação de representantes da China e dos Estados Unidos, os dois países mais poluentes do planeta.

"A ação pelo clima se vê ofuscada pela magnitude do desafio", motivo pelo qual, se não houver mudanças, o planeta se dirige para um "mundo perigoso e instável", com um aumento da temperatura de 2,8°C, alertou.

Homens vestidos com roupas brancas caminham em rua coberta de lama
Equipe de resgate procura vítimas na cidade de Derna, na Líbia, após enchente; balanços provisórios indicam mais de 11 mil mortos - Abu Bakr Al-Soussi - 17.set.2023/AFP

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, participou do evento no começo desta tarde. Na sessão, Marina leu discurso escrito pelo presidente Lula (PT), conforme anunciou na abertura de sua fala.

O texto destacou a redução do desmatamento na Amazônia e do garimpo na território yanomami e confirmou que o Brasil voltará às metas climáticas propostas na assinatura do Acordo de Paris, em 2015. De lá para cá, uma atualização durante o governo Bolsonaro (PL) provocou uma "pedalada", fazendo com que a quantidade de emissões de carbono permitidas no compromisso se tornasse maior para o Brasil.

Na última sexta-feira (15), a decisão já havia sido anunciada por comitê do governo federal.

"Elevaremos os compromissos brasileiros de redução de emissão de 37% para 48% até 2025 e de 50% para 53% até 2030", disse Marina.

Ausências

O futuro "não está decidido, cabe a líderes como você escrevê-lo", disse também Guterres, que acredita que "ainda podemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C e construir um mundo de ar limpo, empregos verdes e energia limpa e acessível para todos".

"Devemos recuperar o tempo perdido por causa da lentidão, as pressões e a ganância dos interesses arraigados que ganham bilhões com os combustíveis fósseis", disse ele.

A lista de convidados da cúpula só foi divulgada poucas horas antes. Entre os 30 países anunciados para o evento não estiveram nem os Estados Unidos, embora o presidente Joe Biden esteja em Nova York, onde no dia anterior falou na Assembleia-Geral, nem a China, cujo presidente é uma das grandes ausências da reunião da ONU.

Outra ausência notável foi a do Reino Unido. O primeiro-ministro Rishi Sunak, que não foi a Nova York, adiou nesta quarta-feira (20), em anúncio em Londres, uma série de compromissos climáticos britânicos.

"Não haverá lugar para o retrocesso, para a eco-hipocrisia, para a evasão de responsabilidades ou para o reempacotamento de anúncios de anos anteriores", disse Guterres quando anunciou a reunião, no final de dezembro do ano passado.

Já a União Europeia foi convidada a expor suas políticas climáticas, assim como Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Canadá e África do Sul, além de muitos países que estão na vanguarda contra o impacto do aquecimento, como Barbados, Samoa e Tuvalu.

O secretário-geral também convidou outros atores como o governador da Califórnia e a Prefeitura de Londres.

Guterres propõe um Pacto de Solidariedade Climática para que os principais emissores, que são os que mais se beneficiaram dos combustíveis fósseis, reduzam as emissões e apoiem as economias emergentes para que façam isso.

Em sua agenda de aceleração, que exige justiça climática, pede aos governos que avancem no ritmo para que os países desenvolvidos alcancem zero emissão líquida o mais próximo possível de 2040, e as economias emergentes, o mais perto possível de 2050, lembrou.

"Muitas das nações mais pobres têm todo o direito de estarem irritadas", porque são elas que "mais sofrem as consequências de uma crise climática que eles não provocaram", porque não receberam o financiamento prometido e porque seus custos de financiamento "estão nas alturas".

Os países desenvolvidos devem cumprir o compromisso de US$ 100 bilhões (R$ 485 bilhões na cotação atual) para ajudar os países do Sul Global, repor o Fundo Verde para o Clima e duplicar o financiamento para a adaptação.

E o mundo inteiro deve estar coberto por um sistema de alerta precoce até 2027, como foi decidido no ano passado, insistiu.

"Uma Cúpula não mudará o mundo. Mas hoje pode ser um momento poderoso para gerar impulso", concluiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.