Descrição de chapéu Planeta em Transe

Incêndio consome mais de 5 km de vegetação em Tapará, zona rural de Santarém (PA)

O fogo tem ganhado força e se espalhado devido à ventania em direção à rodovia PA-255

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atinge a comunidade de Boa Vista do Tapará, no município de Santarém (PA), desde a madrugada de segunda-feira (20), quando os primeiros pontos de fogo foram identificados.

Os moradores do local tentaram controlar os focos de incêndio, mas isso durou pouco. Na terça-feira (21), as chamas se alastraram, ganhando mais proporção devido à ventania. O resultado é a destruição de mais de 5 km de vegetação local.

Floresta pegando fogo
Incêndio na comunidade Boa Vista do Tapará, no município de Santarém (PA) - Reprodução/Redes sociais

Segundo os moradores, o fogo se espalha em direção à rodovia PA-255, que liga Santarém ao município de Monte Alegre (PA).

Não há Corpo de Bombeiros na comunidade, mas o 4º Grupamento de Bombeiros, sediado em Santarém, foi acionado pelos moradores. Eles temem que o fogo chegue às residências, mesmo com a estratégia de fazer aceiros (atalhos) para diminuir a velocidade das chamas.

A comunidade Costa do Tapará também é vítima do fogo. No domingo (19), locais de cultivo e produção de hortaliças, banana e melancia foram atingidos, prejudicando a produção de 250 famílias de agricultores da comunidade. Ainda há pontos de fogo no local, mas em menor gravidade comparado à Boa Vista do Tapará

A estiagem severa na região amazônica é um dos fatores causadores do incêndio que afeta a região do Tapará. Com a seca dos lagos e canais, além da ausência de chuva, o risco de incêndio é muito mais alto.

No início da tarde de quarta-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém chegou à região para apurar os danos ambientais causados pelos incêndios.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.