Descrição de chapéu América Latina

Na Antártida, cientistas analisam microplásticos em fezes de pinguins e na água

Estudo já foi feito em países de todo o mundo e usa ciência nuclear para examinar poluição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucila Sigal
Reuters

A quantidade de microplásticos na Antártida está sendo analisada com o uso da ciência nuclear para estudar as águas, os sedimentos e até mesmo as fezes dos pinguins da região.

A nova pesquisa conjunta, lançada neste fim de semana pela Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) e pelo Instituto Antártico Argentino (IAA), faz parte da Iniciativa NUTEC Plastics, da AIEA, que já analisou a poluição por microplásticos em países de todo o mundo.

Dois pinguins sobre bloco de gelo derretido no topo de uma costa rochosa
Dois pinguins Adelie sobre bloco de gelo derretido no topo de uma costa rochosa no Cabo Denison, na Antártica Oriental - Pauline Askin - 1.jan.2010/Reuters

Rafael Grossi, diretor geral da AIEA, disse que, até agora, com o uso de aplicações nucleares, foi possível determinar com boa precisão a quantidade de poluentes encontrados no fundo do mar e também a sua origem.

"A saúde da Antártida é essencial para a saúde do planeta", disse Grossi à agência de notícias Reuters do continente gelado, que visitou no sábado (6) ao lado do presidente argentino Javier Milei.

O programa usará o navio quebra-gelo argentino Almirante Irízar e os cientistas coletarão amostras de guano (material que vem do acúmulo de fezes e cadáveres de aves oceânicas) de pinguim, sedimentos do fundo do mar e da água ao redor da camada de gelo. O material será analisado na Base Carlini da Argentina, na Antártida. Outras serão enviadas para o centro de pesquisa da AIEA em Mônaco.

Lucas Ruberto, pesquisador do IAA disse que os microplásticos —partículas menores que 5 milímetros— são um problema global devido ao grande uso de plásticos e são prejudiciais à vida, pois são frequentemente ingeridos, causando acúmulo dentro dos organismos que pode levar a doenças.

"Estima-se que, desde sua introdução no mercado, 7 bilhões de toneladas de plástico tenham sido despejadas no meio ambiente, grande parte delas no ambiente marinho", disse ele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.