Parlamento Europeu aprova lei para restauro ambiental de 20% do território até 2030

Texto também prevê medidas para recuperação de águas nos países da União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (27) a Lei da Restauração da Natureza, criada com o objetivo de reparar ecossistemas degradados na região. Ela é considerada uma peça fundamental no Pacto Verde da União Europeia.

Em sessão plenária, os eurodeputados validaram o acordo alcançado em novembro passado entre os legisladores dos 27 Estados do bloco para uma nova legislação para prevenir a deterioração da biodiversidade.

A lei impõe aos países do bloco a obrigação de implementar medidas para restaurar pelo menos 20% das suas terras e 20% das suas águas territoriais até 2030.

Silhuetas de árvores secas, com caule muito fino
Abetos mortos por seca em floresta perto de Hagen, no oeste da Alemanha - Ina Fassbender - 12.jul.2023/AFP

A lei foi aprovada com 329 votos a favor e 275 contrários, depois de o maior partido no Parlamento, o Partido Popular Europeu (PPE, de direita), ter anunciado que votaria contra, alegando solidariedade com os agricultores que protestam em vários países da UE.

O eurodeputado socialista espanhol César Luena, relator do projeto, disse que a aprovação da lei representa "um dia importante para a Europa, à medida que passamos da proteção e conservação da natureza à sua restauração".

A lei "também ajudará a cumprir muitos dos nossos compromissos internacionais em questões ambientais", acrescentou. "Os regulamentos vão restaurar ecossistemas degradados, respeitando ao mesmo tempo o setor agrícola."

O texto entrará em vigor assim que for formalmente adotado pelos 27 países do bloco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.