Descrição de chapéu Planeta em Transe

Vírus da gripe aviária é detectado pela primeira vez em pinguins na Antártida

Foram identificados 9 casos em pinguins-de-adélia e corvos-marinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O vírus da gripe aviária foi detectado pela primeira vez em pinguins e corvos-marinhos na Antártida, anunciaram pesquisadores chilenos na terça-feira (12).

"Pela primeira vez, foram detectados casos positivos em pinguins-de-adélia e em corvos-marinhos antárticos, um marco na pesquisa sobre a saúde da vida selvagem neste território", disse o Instituto Milênio Biodiversidade de Ecossistemas Antárticos e Subantárticos do Chile.

Dois pinguins em bloco de gelo
Pinguins-de-adélia em bloco de gelo no cabo Denison, no leste da Antártida - Pauline Askin - 1º.jan.2010/Reuters

No total, foram detectados nove casos do vírus H5N1, após o estudo de 13 locais de reprodução situados na península antártica e na costa ocidental do chamado continente branco.

A gripe aviária é fatal para as aves e não tem cura. A alta mortalidade observada em mandriões alertou os cientistas, que confirmaram o vírus na costa antártica.

O H5N1 foi detectado pela primeira vez na Antártida em outubro passado, ocasião em que o vírus foi confirmado em mandriões pela organização BAS (British Antarctic Survey), à qual estão vinculados pesquisadores britânicos que atuam na região.

Em 2023, a gripe aviária matou cerca de 1.300 pinguins-de-humboldt, ou cerca de 10% da população dessa ave no Chile, segundo o Sernapesca (Serviço Nacional de Pesca). Além disso, a doença afetou meia centena de espécies. Um homem de 53 anos também se infectou e ficou internado em estado grave por quase três meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.