Descrição de chapéu Planeta em Transe

Vírus da gripe aviária é detectado pela primeira vez na costa da Antártida

Descoberta representa risco para pinguins e outras espécies endêmicas, alertam cientistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O principal vírus da gripe aviária foi detectado pela primeira vez na costa da Antártida, anunciaram pesquisadores britânicos. Essa descoberta representa um novo risco para algumas espécies endêmicas, como os pinguins.

A presença do vírus HPAI foi confirmada entre os mandriões-antárticos (Stercorarius antarcticus) subantárticos, uma família de aves marinhas, segundo comunicado publicado nesta segunda-feira (23) pela BAS (British Antarctic Survey), organização da qual fazem parte pesquisadores britânicos que trabalham na região.

O planeta vive a pior epidemia de gripe aviária da história, e muitos especialistas temiam que, cedo ou tarde, ela chegasse ao continente antártico.

Pinguins andando no gelo
Pinguins-de-adélia no leste da Antártida - Pauline Askin - 6.jan.2010/Reuters

Os cientistas britânicos coletaram amostras de mandriões-antárticos encontrados mortos nas ilhas Geórgia do Sul, em alto-mar, a leste do extremo sul da América do Sul, mas que não fica estritamente no interior do continente antártico.

Os cientistas acreditam que o vírus tenha sido levado por algumas aves da América do Sul, uma região que foi muito afetada nos últimos anos pela gripe das aves, com dezenas de milhões de aves de criação condenadas ao sacrifício.

A presença do vírus na Antártida é uma "notícia dramática", disse Michelle Wille, especialista em gripe aviária na Universidade de Melbourne, na rede social X (antigo Twitter).

Os cientistas temem que o vírus acabe chegando ao continente gelado, ameaçando algumas variedades de pinguins que não vivem em outros locais e, portanto, nunca desenvolveram imunidade contra esse patógeno.

No sul do Brasil, pelo menos 164 lobos e leões-marinhos foram encontrados mortos devido à gripe aviária, de acordo com comunicado na última sexta-feira (20).

As carcaças foram encontradas nos últimos dias em Santa Vitória do Palmar (RS), ao longo de 45 km da costa. O local fica a cerca de 20 km da fronteira com o Uruguai, onde foi reportada recentemente a morte de cerca de 400 lobos e leões-marinhos, também atribuída à gripe aviária.

Animais em cima de pedras, cercados por mar
Lobos-marinhos em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul - Reprodução/Prefeitura de Torres (RS)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.