Descrição de chapéu mudança climática clima

Estudo alerta sobre desaparecimento de ursos polares no Canadá por causa do calor

Com aumento de 2°C, derretimento da baía de Hudson prejudicaria caça dos ursos às focas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Os ursos polares podem desaparecer da baía de Hudson, no Canadá, como resultado da mudança climática, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira (13).

Se a temperatura média global subir acima de 2°C, o período de glaciação dessa enorme massa de água no norte do país será drasticamente reduzido. Com o derretimento, os ursos polares não poderão se movimentar livremente para caçar focas, sua principal fonte de alimento, especialmente no sul.

Uma fêmea de urso polar e seu filhote procuram algo para comer ao longo da costa da Baía de Hudson, perto de Churchill, Manitoba, Canadá - Olivier Morin - 5.ago.2022/AFP

"Esses ursos provavelmente não conseguirão sobreviver nessa região", disse a principal autora do estudo, Julienne Stroeve, especialista em mudança climática da Universidade de Manitoba.

No médio prazo, o mesmo aconteceria com a parte oeste da baía, se o aumento da temperatura ficar entre 2,2°C e 2,6°C.

A temperatura média global já está 1,2°C acima da média pré-industrial (1850-1900), e os indicadores apontam para um aumento de 2,9°C até 2100, de acordo com a ONU. Um aquecimento planetário de 2°C é limite máximo estabelecido no Acordo de Paris de 2015 para combater os piores efeitos da mudanças do clima.

O estudo, publicado na revista Communications Earth and Environment, diz que na última década o período sem gelo na baía de Hudson foi estendido em um mês. Com um aumento de 2°C, a parte sul da baía permaneceria sem gelo por mais de 180 dias, ou quase metade do ano.

Stroeve explica que esses períodos de degelo começarão a ser longos demais para os ursos polares. "Eventualmente, eles não conseguirão sobreviver", afirma.

Outros estudos, porém, destacam a flexibilidade dos ursos para se adaptarem à mudança climática. De acordo com o relatório "Situação dos Ursos Polares" da Global Warming Policy Foundation, o número de ursos no sul da baía de Hudson aumentou 30% em 2021, enquanto no oeste permaneceu inalterado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.