Siga a folha

Descrição de chapéu Itamaraty

Enviado de Biden faz tour em Brasília antes de compromissos oficiais

John Kerry se reúne com autoridades brasileiras nos próximos dias para discutir questões climáticas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O enviado especial para o clima do governo dos Estados Unidos, John Kerry, desembarcou em Brasília na madrugada deste domingo (26) e fez um tour em monumentos culturais e turísticos da capital federal antes de compromissos oficiais com autoridades brasileiras.

Kerry visitou, entre outros pontos, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no período da manhã. À tarde, ele esteve em um clube de esportes náuticos, onde tomou sol à beira do Lago Paranoá.

Nos próximos dias, estão previstas reuniões com funcionários do alto escalão do governo brasileiro, representantes do Congresso e líderes da sociedade civil. Questões climáticas e combate ao desmatamento serão os principais assuntos tratados nos encontros. O enviado de Biden fica no Brasil até terça-feira (28) e segue para o Panamá.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com John Kerry, enviado especial dos EUA para a COP27, no Egito - Ricardo Stuckert - 15.nov.22/Divulgação

Na segunda (27), às 11h, Kerry terá uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). A ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, também participa da agenda.

Na sequência, está previsto um encontro ampliado com outros membros do governo. A partir das 13h, haverá um almoço no Palácio do Itamaraty em homenagem ao representante americano. À noite, Marina Silva também participa de um jantar na embaixada dos Estados Unidos por ocasião da visita de Kerry.

A passagem do enviado de Biden pelo Brasil também inclui reuniões com a ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.

Antes da viagem, a embaixada dos EUA informou que Kerry "vai dar continuidade ao grupo de trabalho de mudanças climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Biden e Lula relançaram durante a reunião de 10 de fevereiro" em Washington.

Segundo a missão diplomática, serão discutidas "oportunidades para o Brasil e os EUA colaborarem no combate à crise climática, coibindo e revertendo o desmatamento, avançando na transição para a energia limpa e construindo uma bioeconomia forte".

Um dos focos da visita deve ser o Fundo Amazônia, que atua com pagamentos baseados em resultados de conservação da floresta amazônica.

A gestão do fundo é feita pelo BNDES junto a dois comitês: um técnico, que certifica dados e cálculos de emissões, e outro orientador, com membros da sociedade civil, que define critérios para aplicação de recursos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas