Siga a folha

Mapa da Folha mede desmatamento da Amazônia a partir do endereço do leitor

Especial interativo mostra dimensões da floresta derrubada a partir da localização do usuário

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Cerca de 9 mil quilômetros quadrados de floresta foram desmatados na Amazônia Legal em 12 meses, entre agosto do ano passado e o último mês de julho, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Isso é muito ou pouco? Números dessa ordem de grandeza e em uma região de dimensões continentais podem soar abstratos e bem distantes da nossa realidade. Agora, imagine que a derrubada das árvores aconteceu na sua cidade, em volta da sua casa. Até onde você acha que um desmate equivalente chegaria?

Mapa interativo da Folha permite ao leitor ver o tamanho da devastação como se ela ocorresse a partir da sua própria localização ou de outro endereço de sua escolha.

Para iniciar a navegação, basta autorizar o uso da sua localização ou digitar o nome de uma rua ou bairro, por exemplo. Nenhuma informação pessoal será guardada ou compartilhada.

No caso do Brasil, a preservação da Amazônia está diretamente relacionada ao cumprimento das metas climáticas assumidas no Acordo de Paris, de 2015, uma vez que o desmatamento e a agropecuária são as atividades que mais emitem gases de efeito estufa no país.

O Acordo de Paris foi um tratado internacional firmado por 195 países para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O balanço das medidas tomadas até agora pelas nações signatárias está sendo discutido na COP28.

Especial da Folha mostra o desmatamento da Amazônia a partir do CEP do leitor - DeltaFolha

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas