Descrição de chapéu Como É Que É?

Quais são os impactos do desmate no cerrado?

Priscila Camazano recebe a repórter Jéssica Maes nesta quarta-feira (8)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desmatamento no cerrado vem crescendo a passos largos nos últimos anos. O bioma, que abriga a savana mais biodiversa do mundo, é também onde nasce a maioria das bacias hidrográficas do país.

Em 2023, o desmate na região –que ocupa aproximadamente 24% do território nacional– superou o registrado na floresta amazônica –que cobre cerca de metade do país–, algo que não acontecia desde 2017.

O epicentro desse avanço é o chamado Matopiba, onde se encontram os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A repórter Jéssica Maes e o repórter fotográfico Lalo de Almeida viajaram até a região. Eles visitaram seis municípios e rodaram 2.850 km em estradas ladeadas por plantações de soja, milho e algodão para mostrar como o avanço do agronegócio sobre a vegetação nativa altera a paisagem, encurrala comunidades, influencia o clima e ameaça a segurança hídrica.

Para conversar sobre os impactos do desmate no cerrado, a apresentadora Priscila Camazano recebe a repórter Jéssica Maes no Como É que É? desta quarta-feira (8).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.