Siga a folha

Mulher de 41 anos é a 1ª chinesa a andar no espaço fora da nave

Shenzhou-13 é a segunda das quatro missões tripuladas que a estação espacial da China realizará até o final de 2022

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pequim | Reuters

Dois astronautas chineses completaram uma caminhada espacial na segunda-feira (8) do lado de fora do módulo central de uma futura estação espacial. Com isso, Wang Yaping, 41, se tornou a primeira mulher da China a andar no espaço fora da nave, informou a mídia estatal de Pequim.

Zhai Zhigang, 55, comandante da missão de Shenzhou-13, abriu a escotilha da cabine central Tianhe às 18h51 do domingo (7) e foi acompanhado por Wang para uma caminhada espacial que durou 6 horas e 30 minutos.

Astronautas chineses Zhai Zhigang e Wang Yaping caminham do lado de fora do módulo central da estação espacial chinesa - Xinhua/Guo Zhongzheng - 8.nov.2021

A dupla voltou ao módulo à 1h16 da segunda-feira (8), disse a CCTV. Um terceiro astronauta, Ye Guangfu, ajudou a dupla de dentro do módulo principal.

"A exploração espacial tripulada seria incompleta sem a participação das mulheres", disse Yang Yuguang, vice-presidente do Comitê de Transporte Espacial da Federação Internacional de Astronáutica, ao Global Times.

Shenzhou-13 é a segunda das quatro missões tripuladas que a estação espacial da China realizará até o final de 2022.

Durante a primeira dessas missões, que terminou em setembro, três outros astronautas permaneceram em Tianhe por 90 dias.

A missão atual, lançada em 16 de outubro, terá a duração de seis meses.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava que Wang Yaping foi a primeira mulher a fazer uma caminhada espacial. Na verdade, ela foi a primeira mulher chinesa a realizar esse feito. A russa Svetlana Savitskaya foi a pioneira, em 1984.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas