[an error occurred while processing this directive]

Siga a folha

Descrição de chapéu

Noite das Estrelas: Fenômeno celeste promete até cem estrelas cadentes por hora, conta astrônomo

A partir desta sexta-feira (11) e durante três noites, acontece o fenômeno astronômico conhecido em francês como Nuit des étoiles; a Noite das Estrelas poderá ser visto em qualquer lugar do mundo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Luiza Ramos, da RFI
RFI

"O espetáculo das estrelas cadentes é uma meditação na paciência", declarou em entrevista à RFI o presidente da Associação Francesa de Astronomia (AFA), cofundador e organizador do Nuits des étoiles na França, Oliver Las Vergnas.

O especialista disse ser possível ver o espetáculo a olho nu, basta "ergueremos os olhos para o céu e observaremos as estrelas cadentes, constelações, e movimentos fantásticos da Via-Láctea...". Ele explica que com o céu sem nuvens não será preciso nenhum instrumento especial para observar o fenômeno.

Nuits des étoiles 2023: "dezenas de estrelas cadentes a cada hora" serão vistas no céu - Abdulmonam Eassa/AFP

"Vamos precisar de um instrumento importante como uma espreguiçadeira, uma coberta ou uma poltrona confortável", brincou, "em boas condições visuais, poderemos ver entre 50 e 100 estrelas cadentes por hora", detalhou Las Vergnas.

As noites de verão são geralmente propícias para a observação de fenômenos celestes. Nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2023, mais especificamente, nos quatro cantos da França, por ocasião das Noites das Estrelas, evento desenvolvido pela AFA, bem como por inúmeros clubes de astronomia, planetários, associações, postos de turismo, câmaras municipais, associações, planetários e câmaras municipais. Para quem mora nas cidades, o especialista sugere ir a um clube ou associação de observação e sugeriu "evitar o uso de celulares".

Maior visibilidade longe das cidades

Onde quer que você esteja no território francês, observar as estrelas continua sendo um espetáculo mágico e acessível a todos. Mas para apreciá-lo e admirar esse espetáculo a olho nu de forma mais clara, é recomendável se afastar das cidades. O ideal é estar num local de horizonte limpo, no campo ou na serra.

O tema do evento deste 33° ano é "Poeira Celeste", por conta da poeira cósmica que deve imperar no céu durante as noites de mais forte aparição do fenômeno.

Saturno e Júpiter também serão especialmente visíveis nos próximos dias, porém segundo Oliver Las Vergnas, para ver melhor esses planetas, é recomendado algum tipo de telescópio.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas