Siga a folha

Descrição de chapéu Rússia

Na 3ª tentativa, Rússia lança foguete espacial Angara-A5

Antes, foi necessário abortar o voo devido a problemas no equipamento

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Anastasia Teterevleva Guy Faulconbridge
Moscou | Reuters

A Rússia fez nesta quinta-feira (11), pela primeira vez, um voo com seu foguete espacial Angara-A5. O lançamento ocorreu a partir do Cosmódromo de Vostochny, no extremo oriente do país, colocando com sucesso uma carga de teste em órbita baixa.

O lançamento do Angara-A5, o primeiro foguete espacial pós-soviético da Rússia, teve como objetivo ressaltar a ambição de Moscou de ser uma grande potência espacial e a crescente importância de Vostochny, situada nas florestas da região de Amur.

Lançamento do foguete Angara-A5 a partir do Cosmódromo de Vostochny, na Rússia - Roscosmos/AFP

Mas dois lançamentos do foguete Angara foram abortados no último minuto, na terça (9) e na quarta-feira (10), devido a um mau funcionamento de um sistema de pressurização e, em seguida, a um problema com o sistema de controle de lançamento do motor.

Para alívio das autoridades espaciais russas, eles tiveram sorte pela terceira vez nesta quinta-feira (11), poucas horas antes de a Rússia comemorar o Dia do Cosmonauta, que é nesta sexta-feira (12). O 12 de abril marca o dia em que, há 63 anos, Yuri Gagarin, da União Soviética, tornou-se o primeiro homem no espaço sideral.

"Houve uma partida do motor, o voo está normal", disse o controle da missão quando o foguete decolou para o espaço, atingindo mais de 25 mil quilômetros por hora em minutos.

"Os tanques de combustível se desprenderam e, em seguida, a seção central se desprendeu e uma carga de teste foi colocada em órbita", disse a agência espacial russa, Roscosmos.

O foguete de três estágios de 54,5 metros, com uma massa de cerca de 773 toneladas, pode transportar cerca de 24,5 toneladas para o espaço, de acordo com o jornal Kommersant da Rússia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas