Objeto que seria da Estação Espacial e caiu sobre casa é recolhido pela Nasa

Agência americana diz que vai analisar material para determinar a sua origem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A Nasa informou, nesta terça-feira (2), que analisa um objeto que caiu do céu e atingiu a casa de um homem no estado americano da Flórida, que pode ser procedente da Estação Espacial Internacional (ISS).

Alejandro Otero, de Naples, publicou no X, antigo Twitter, que o objeto "atravessou o telhado e dois andares" de sua casa, e por pouco não atingiu seu filho, na tarde de 8 de março.

"Olá. Parece que uma daquelas peças errou Ft Myers e pousou na minha casa em Naples [na Flórida]", escreveu o Alejandro, no X, em resposta a uma publicação do astrônomo Jonathan McDowell, do Centro para Astrofísica, de Harvard & Smithsonian. A publicação de McDowell dizia respeito à reentrada na atmosfera terrestre do EP9, um carregamento de baterias que foi liberada pela ISS em 2021.

Na publicação no X acima, o homem mostra um vídeo no qual é possível ouvir um barulho que, segundo ele, é derivado na queda do objeto em sua casa.

Objeto
Objeto que supostamente caiu do céu e atingiu casa de homem na Flórida - @Alejandro0tero no X

Segundo as previsões oficiais, esses restos se queimariam sem causar danos sobre a atmosfera terrestre naquele dia.

A notícia foi divulgada pela primeira vez pela mídia local winknews.com, no último dia 15.

Em nota a AFP, a Nasa afirmou ter recolhido um objeto, "com a colaboração do proprietário da casa" e que "vai analisá-lo o quanto antes no Centro Espacial Kennedy, localizado na Flórida, para determinar a sua origem".

Um relatório do veículo especializado Ars Technica ressalta que, embora as baterias sejam de propriedade da Nasa, elas estavam acopladas a uma estrutura em uma plataforma lançada pela agência espacial japonesa, o que pode dificultar a responsabilização.

Outros detritos espaciais gerados por seres humanos que caíram na Terra incluem parte de uma cápsula Dragon da SpaceX que atingiu um local de criação de ovelhas na Austrália em 2022.

Mais recentemente, a China foi criticada pela Nasa por permitir que seus foguetes gigantes caíssem na Terra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.