Descrição de chapéu Bloomberg

Blue Origin marca para domingo novo voo para levar turistas ao espaço

Entre os tripulantes está o capitão aposentado da Força Aérea americana Edward Dwigh

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Blue Origin, de Jeff Bezos, pretende reiniciar no próximo domingo (19) os voos de turismo espacial, conforme anúncio feito pela empresa nesta terça-feira (14).

A janela de lançamento, que será feito no Texas (Estados Unidos), abrirá às 10h30 (horário de Brasília).

A missão, batizada de NS-25, será formada por seis pessoas. Entre elas está o capitão aposentado da Força Aérea americana Edward Dwight. Há 60 anos, ele foi escolhido para ser o primeiro homem negro a orbitar a Terra, mas acabou preterido mais tarde.

A imagem mostra a cápsula de tripulação da Blue Origin, conhecida como New Shepard, projetada para levar turistas ao espaço. A cápsula branca com detalhes em azul possui grandes janelas para que os passageiros possam ver o espaço. Uma escada com corrimão azul permite o acesso ao interior da cápsula, que está estacionada em um ambiente que simula uma base de lançamento.
Réplica da cápsula utilizada pela Blue Origin - Ivan Pierre Aguirre - 31.mar.22/Reuters

A empresa, vista como uma futura rival estratégica chave para a SpaceX, de Elon Musk, também está construindo um enorme foguete de classe orbital e pretende enviar humanos à Lua ainda nesta década.

O último voo da Blue Origin foi em dezembro de 2023, quando lançou a missão NS-24 com experimentos científicos e sem nenhuma pessoa a bordo.

Esse voo no fim do ano passado pôs um fim a uma pausa nas operações da empresa, iniciada depois de um acidente em setembro de 2022.

Na ocasião, seu foguete New Shepard caiu logo após decolar. Já a cápsula que transportava experimentos de pesquisadores separou-se do primeiro estágio e retornou em segurança à Terra.

Investigação da FAA (agência que regula aviação e lançamentos espaciais comerciais nos Estados Unidos) apontou que temperaturas mais altas do que o esperado resultaram numa falha no bocal do motor.

"Durante o acidente, os sistemas a bordo do veículo de lançamento detectaram a anomalia, abortaram a operação, separaram a cápsula do módulo de propulsão como planejado e desligaram o motor", disse a FAA.

O fato de a cápsula ter sido ejetada imediatamente sugere que uma eventual tripulação teria ficado a salvo.

Ao todo, a Blue Origin já realizou seis voos com tripulantes — alguns passageiros eram clientes pagantes e outros voaram como convidados— entre julho de 2021 e agosto de 2022, com o próprio Bezos no primeiro deles.

De um deles, em maio de 2022, participou o engenheiro Victor Correa Hespanha, o primeiro turista espacial brasileiro.

Com Bloomberg

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.