Siga a folha

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Ministério transformou obsessões de Bolsonaro em diretrizes oficiais

Depoimento de Mayra Pinheiro na CPI ilustra protocolo político instalado na Saúde

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Dois médicos dizem que deixaram o cargo de ministro da Saúde porque discordavam de Jair Bolsonaro na defesa de medicamentos ineficazes contra a Covid-19. Outra médica, subordinada a eles, teve destino diferente. Alinhada à plataforma do presidente, ela sobreviveu à sucessiva dança das cadeiras e foi premiada com mais projeção na pasta.

A longevidade de Mayra Pinheiro tem explicação. A CPI da Covid mostrou que a secretária de Gestão e Trabalho foi uma peça-chave na orientação do uso abrangente de cloroquina. Além disso, ela já declarou que medidas de isolamento causaram "pânico na sociedade" e que a contaminação de crianças nas escolas teria um "efeito rebanho" positivo.

A CPI ouviu a funcionária de segundo escalão para mostrar que o governo adotou um protocolo político no Ministério da Saúde. Ela assistiu à saída de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, mas ficou no cargo porque integra a máquina que trabalha para transformar convicções de Bolsonaro em diretrizes oficiais.

A médica Mayra Pinheiro com o presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2020 - Reprodução Facebook

O depoimento ilustrou o funcionamento desse aparelho. Senadores perguntaram por que o governo ignorou recomendações contra o uso da cloroquina. A secretária respondeu que o ministério "não precisa fazer suas orientações baseado em outras instituições". Ela deixou claro, porém, que a pasta seguiu opiniões a favor do remédio —a favor, portanto, das preferências de Bolsonaro.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) apontou que o ministério obedeceu às obsessões do presidente. "No começo, todo mundo testou cloroquina, porque todo mundo queria uma solução rápida, barata, que não paralisasse a economia", disse.

Apesar da sintonia, Mayra foi na contramão de Bolsonaro em pontos como o uso de máscaras. Embora o presidente já tenha dito que a proteção não funciona, a secretária afirmou que ela pode reduzir a transmissão do vírus. A máquina da Saúde, porém, ficou ao lado do presidente por mais de um ano. A pasta só lançou neste mês uma campanha oficial em defesa do equipamento.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas