Siga a folha

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Descrição de chapéu
beleza

Depois da harmonização facial e botox, a tendência é o rosto acabado

Pequenas intervenções, como ir ao supermercado e ler notícias, já garantem um belo visual em total desarmonia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Harmonização facial, botox, retirada de bochechas e facetas de porcelana são coisas do passado.

Dermatologistas, dentistas e cirurgiões plásticos veem uma nova tendência entre os que procuram uma aparência perfeita: É a "natural spoiled face", série de procedimentos para trazer de volta os defeitos do rosto.

"Os clientes perceberam que estavam com a mesma cara de cantoras de funk, ex-BBBs e padres-gatos", conta a dermatologista Carola Linhares. "Agora querem exclusividade."

Ilustração publicada em 27 de abril - Galvão Bertazzi

Se antes a procura era por uma pele lisa e homogênea, a moda é ter uma pele mais sofrida. "Fazemos um procedimento chamado ‘tired life visual’, com aplicações de pequenas rugas e olheiras no rosto", descreve a dermatologista Lucinha Brandão. "Se não funcionar, simulamos ao paciente imagens de saldos negativos e nome sujo no SPC. O resultado é imediato."

Assim como com o tapete persa e o vaso chinês, que valorizam quando danificados, com o rosto é a mesma coisa.

O cirurgião plástico Toni Bitencourt explica: "Utilizamos uma técnica chamada ‘face clog’, que são sessões de tamancadas no rosto. A aparência fica de quem tem história, sofreu e viveu a vida".

Depois das facetas de porcelana e dos aparelhos que fazem cuspir nos interlocutores, as celebridades agora querem dentes mais naturais.

"Usamos o método ‘junkie tooth’, que consiste em deixar o paciente fumar cinco maços de cigarro e comer dez rapaduras por dia", afirma o dentista Beto Pasquale.

Com os lábios é a mesma coisa. A tendência são as bocas "desturbinadas". "Uma boca mais murcha, mais sofrida, dá personalidade", conta Pasquale. Estaria Sergio Moro na moda, então? "De jeito nenhum. Aquela boca ninguém quer."

Pessoas muito bonitas têm dificuldade para adquirir o visual "natural". "Já atendemos Cauã Reymond e foi necessário colocá-lo na torcida do Flamengo com a camisa do Botafogo", descreve Bitencourt. "Ele ganhou algumas cicatrizes e uma expressão traumatizada que lhe garantiram papéis mais dramáticos".

O valor dos procedimentos de desarmonização facial pode chegar a milhares de reais. Mas existem versões mais econômicas. "Pequenas intervenções, como ir ao supermercado e ler notícias, já garantem um belo rosto acabado, em total desarmonia", revela o cirurgião.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas