Siga a folha

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Descrição de chapéu tiktok instagram Facebook

Após CFM liberar selfies, médicos atendem com dancinhas do Tiktok

Como em salões de beleza, fotógrafos irão registrar resultados de procedimentos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma nova resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) libera os médicos a usarem mais recursos das redes sociais para divulgar seus trabalhos.

A medida autoriza mostrar ambiente de trabalho, equipamentos, antes e depois, fazer promoções, postar selfies e fotos de procedimentos.

Se antes os médicos já se promoviam nas redes sociais como influencers posta-foto fazendo namastê no pôr do sol, agora liberou geral.

A expectativa é ver médicos fazendo post de campanhas com o mesmo critério que a advogada Gabriela Prioli tem ao fazer "publi" contra a reforma tributária.

O famoso "antes e depois", tão usado por cabeleireiros e decoradores, será adotado também pelos profissionais de saúde. O público poderá ter o prazer de ver o resultado de procedimentos como operação para retirada de vesícula e cirurgia de ponte de safena.

Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 14 de setembro de 2023 - Galvão Bertazzi

As consultas poderão ser feitas por caixinhas de perguntas. O paciente poderá mandar ao seu médico, pelo stories, perguntas como: "Estou com dor na virilha. É apendicite ou ovulação?". "Doutor, é alergia ou câncer?"

Os diagnósticos serão dados com dancinhas do TikTok, como a "Dança da Amoxicilina", a "Dança da Curetagem" e a dança do "Saiu o Resultado da Biópsia: é maligno". A nova trend dos médicos do TikTok será a dança da hemorroidectomia ao som do hit "Sentadona".

Se os blogueiros tradicionais fazem tutoriais de receitas e artesanato, os médicos poderão mostrar o passo a passo de uma traqueostomia e da melhor forma de espremer um furúnculo.

Assim como salões de beleza, clínicas deixarão fotógrafos a postos para registrar resultados de procedimentos. O paciente poderá publicar seu ensaio após operar uma hérnia ou queimar uma pinta.

Seguindo o caminho dos cabeleireiros e decoradores, médicos publicarão seus desafios do dia a dia. "Hoje eu receitei omeprazol. Gostaram?"

"Ela correu bêbada de salto alto e rompeu o ligamento. Mas meu bisturi mágico vai salvar esse tornozelo estropiado. Vem comigo para conferir!"

Os especialistas também poderão fazer promoções, como sorteios de próteses de silicone, e convidar o público para taguear aquele amigo narigudo em troca de uma rinoplastia.

Por fim, os pacientes escolherão seus médicos não mais pela quantidade de especializações, mas pelos consultórios mais "instagramáveis" e pela melhor capacidade de "biscoitar" na internet.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas