Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu tiktok tecnologia

Banimento do TikTok abre as portas para novas proibições

Também serão vetados caipirinha no pote de conserva e macarrão na taça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TikTok pode ser banido em diversos países do mundo. Governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Canadá, Nova Zelândia e Bélgica já proibiram a instalação do aplicativo nos celulares de funcionários públicos.

O motivo seria a ameaça da segurança nacional, já que existem leis na China que obrigam empresas chinesas a compartilharem dados com o Partido Comunista. Então há uma pequena chance de que um agente secreto chinês esteja assistindo sua dancinha ao som de "vem sentando gostosinho pro pai".

Ainda não se sabe se o TikTok será proibido no Brasil. Mas, por aqui, há quem defenda não só o veto da rede social chinesa como o banimento de outras plataformas e tecnologias, pelo bem da segurança nacional.

Um forte candidato a ser banido por aqui é o cardápio de QR Code. Além do transtorno que causa a quem já sofre pela fome, o dispositivo impede que pessoas míopes e com problemas com tecnologia escolham seus alimentos.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma garota usando roupa colorida, fazendo uma dancinha esquisita em frente a um aparelho celular preso num tripé. Ela está rodeada por executivos chineses, escondidos nas sombras. Eles a observam com atenção.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 22.mar.23 - Galvão Bertazzi

O LinkedIn pode ser mais um aplicativo a ser proibido. Se já é difícil para o cidadão suportar uma única pessoa falando de trabalho, pior ainda quando são milhares ao mesmo tempo.

Influencers que divulgam restaurantes "instagramáveis" devem ser vetados em breve. Itens como caipirinha no pote de conserva e macarrão na taça serão terminantemente ilegais.

Pela segurança estética da população, serão eliminadas do país "as lentes de contato" de dentes, a harmonização facial e a tatuagem de sobrancelhas.

Pessoas que postam fotos na academia com a legenda "tá pago" perderão seus passaportes e serão bloqueadas das redes sociais.

Também serão vetados cidadãos que falam asneira seguida da frase "essa é a minha opinião". Se a opinião fosse boa, alguém pagaria por ela.

Na lista de possíveis vetos também estão coaches de masculinidade, lojista que manda zap, pessoas que cantam músicas de louvor fora da igreja, post de desabafo, post de separação, post de pôr-do-sol com música do Silva, pessoas que perguntam "morreu de quê" em post de falecimento, cidadãos que perguntam "posso te fazer uma pergunta?" antes de fazer uma pergunta, escolas que alimentam o empreendedorismo das crianças, mesacasts sobre maternidade, mesacasts, pessoas que acreditam em horóscopo e pessoas do signo de aquário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.